27/07/2018 às 10h45min - Atualizada em 27/07/2018 às 10h45min

Coreia do Norte devolve restos mortais de soldados dos EUA que lutaram na Guerra da Coreia.

Caixas com os restos mortais foram levadas para a Coreia do Sul e, posteriormente, seguirão para os EUA. Trump agradeceu ao líder norte-coreano, Kim Jong-un.

G1
Soldados dos EUA prestam continência em honra aos restos mortais de militares que morreram durante a Guerra da Coreia.

A Casa Branca disse que a entrega de hoje "é um primeiro passo significativo para reiniciar a repatriação dos restos mortais" da Coreia do Norte e as operações de busca dos 5,3 mil soldados mortos lá.

"Hoje, Kim Jong-un cumpre parte do compromisso que assumiu com o presidente [Donald Trump] de devolver a nossos soldados mortos. Somos encorajados pelas ações da Coreia do Norte e pela mudança positiva", disse a Casa Branca, através de um comunicado.
 

"Depois de tantos anos, esse será um importante momento para muitas famílias. Obrigado, Kim Jong-un", afirmou Trump no Twitter.

 


 

Equipes conjuntas dos EUA e Coreia do Norte recuperaram 229 corpos entre 1996 e 2005, mas Washington suspendeu o programa de busca por conta da deterioração das relações entre os dois países. Em 2007, Pyongyang entregou outros seis corpos.
 

Tratado de paz

A repatriação ainda ocorre em uma data simbólica, já que nesta sexta (27) se comemora o 65º aniversário da assinatura do cessar-fogo entre as Coreias, em 1953.

A Coreia do Norte prometeu substituir esse armistício por um tratado de paz, após acordo durante cúpulas com Washington e Seul. Os norte-coreanos também iniciaram o processo de desmantelamento de uma base de mísseis e a completa desnuclearização do país.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »