15/06/2021 às 18h34min - Atualizada em 15/06/2021 às 18h25min

Baobá

Redação - jornalcn.com.br
Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural
Divulgação

Baobá, a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal. Existem 9 espécies de baobás pelo mundo, uma ocorre no Oriente Médio, outra na Austrália, uma no continente africano e outras seis são exclusivas da ilha de Madagascar.
Sou uma árvore de copa compacta e minhas folhas caem na estão seca. Meu tronco é massivo, cilíndrico e muitas vezes lembra uma garrafa, em alguns de nós ele chega a medir 11 metros de diâmetro. Já nossa altura varia conforme a espécie, entre 5 a 30 metros. 
Nossas flores possuem pétalas brancas e são hermafroditas. Todas as nove espécies frutificam no final da estação seca ou nos primeiros dias da estação úmida. Meus frutos são uma baga seca, e as sementes são numerosas, grandes em formato de rim. Elas são envolvidas por uma polpa de coloração creme. Nossas sementes se mantem viáveis por mais de cinco anos.
Se o local onde germinei for de terra arenosa, com clima temperado e que chova entre 300 a 500 mm por ano, eu chego a idade adulta em 200 anos e posso viver até por 1000 anos!!!
Como os anéis de crescimento em meu tronco são muito tênues, datar a minha idade por eles poder se tornar inviável. Mas há um baobá na África do Sul chamado de Grootboom, onde cientistas usaram uma técnica de radiocarbono para fazer a datação exata de sua idade. Este exemplar possui incríveis 1275 anos de vida.
Como vivo em regiões onde não se chove muito, armazeno água em meus tecidos do tronco para o período de seca. Algumas de nós chegam a reter 100 mil litros de água.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »