05/09/2024 às 11h57min - Atualizada em 05/09/2024 às 11h57min

​Secretária de Saúde de Siqueira Campos, fala sobre melhorias conquistadas na área

Por Isa Machado/JCN
Secretária de Saúde de Siqueira Campos, fala sobre melhorias conquistadas na área
JCN
Por Isa Machado
A saúde é um dos pilares fundamentais para o nosso bem-estar e qualidade de vida. Ter uma boa saúde significa ter disposição, energia e capacidade de realizar as atividades diárias sem limitações. Além disso, a saúde está diretamente relacionada com a prevenção de doenças e o aumento da longevidade.
Visando trazer informações atualizadas para a população siqueirense, nesta semana o JCN entrevistou a Secretária de Saúde do município, Valeriane Guidio. Confira a matéria abaixo.
JCN - Quais foram as principais conquistas da Secretaria de Saúde nos últimos quatro anos?
 
 Valeriane - As principais conquistas foram:  Aumento do  repasse à Santa Casa que era de 140 mil reais e em 2021 com a nova gestão foi aumentado para 315 mil reais.
Renovação da frota municipal, desde carros baixos, ambulâncias, vans e ônibus.
De 2021 até o momento foram investidos mais de 1 milhão de reais em equipamentos em todas as unidades de Saúde, desde computadores, Tabletes para Agentes de Saúde, computadores novos para todos os postinhos além de equipamentos médicos e odontológicos.
Entrega de Novas Unidades de Saúde, a recente entrega foi UBS Santa Izabel, em fase de finalização para entrega a UBS Planalto, o município ainda esta em execução de projeto para construção da UBS Santuário, reforma Posto Central, Alemoa, Guabiroba e Barbosa.
Fizemos o Centro Municipal de Fisioterapia, onde anteriormente as fisioterapeutas atendiam aos fundos da Unidade de Saúde Boa Vista, uma sala pequena que não cabiam os equipamentos novos, hoje o Centro de Fisioterapia Inaugurado em 2022 conta com espaço amplo, aparelhos novos, ambiente climatizado para melhor atendimento da equipe e aos pacientes.
Adequação doa atendimentos médicos, onde desde 2021 todas as unidades de Saúde possuem médico em tempo integral. E recentemente demos início ao atendimento médico noturno na Unidade Central priorizando a Saúde do Trabalhador, além do atendimento odontológico noturno.
JCN - Quantas UBS’s tem no município?
 
Valeriane - O município possui 6 unidades de Saúde na Zona Urbana, 1 Distrital sendo Alemoa, 2 reraus Barbosa e Guabiroba, total de 9 Unidades de Saúde.
JCN - No total quantos médicos atendem na rede pública do município?
Valeriane -  São 8 Clínicos Gerais
1 Pediatra
1 Médico Saúde mental
1 Medico Ultrassonografia
1 Ortopedista
1 Obstetra
JCN - Sabemos que a demanda por psiquiatras está subindo cada vez mais, quantos especialistas temos em Siqueira Campos?
 
Valeriane - Temos para atendimento Saúde mental um médico e três psicólogas.
JCN - Houve aumento no repasse para compra de medicamentos nos últimos anos?
Valeriane - Sim, houve aumento. Além das medicações de responsabilidade municipal  em conformidade com a Legislação de Assistência Farmacêutica o município ampliou o quadro de medicamentos ofertados através do aumento do repasse do Consorcio Paraná de medicação que eram de 400 mil por ano para 1milhão por ano, além da compra com recurso próprio do município através da licitação que complementa a Farmácia Básica.
JCN - Como está a frota de veículos da Saúde?
Valeriane - 100% renovada, a Saúde hoje conta com mais de 40 veículos, entre ambulâncias, vans, ônibus e carros baixos.
JCN - É verdade que o município poderá contar com mais dois médicos?
Valeriane - Sim, neste mês de Agosto o município aderiu mais dois profissionais médicos através do programa Mais Médicos, onde colocamos para atendimento na Unidade de Saúde vila Nova (hoje então são dois clínicos atendendo) e outra na Unidade Saúde Posto Central (também ficou com dois médicos).
JCN - Quais são os principais desafios enfrentados dentro da secretaria?
Valeriane - Estar à frente da Secretaria diante uma pandemia de COVID foi um enorme desafio, porque com o COVID todas as outras doenças continuaram existindo e não podíamos deixar de olhar para elas, o COVID desconhecido nos impossibilitou e prejudicou em muitas áreas, mas não deixamos junto a Administração Municipal de buscar muitas melhorias para nossa cidade. Então o desafio é motivador, quanto mais o tenho mais eu quero buscar melhorar.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »