16/09/2024 às 10h02min - Atualizada em 16/09/2024 às 10h02min
17ª edição da Jornada de debates: Encontros com a Filosofia, promove debate em torno da saúde mental no ambiente acadêmico
Por Isa Machado
Na foto - Prof. Alexander Gonçalves, da Coordenação geral da Jornada, e estudantes do Colégio Cívico Militar de Santo Antônio da Platina. Entre os dias 10 e 13 de setembro, o curso de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), realizou a 17ª edição da Jornada de debates: Encontros com a Filosofia. Este evento presencial de extensão é realizado anualmente pelo Curso de Filosofia da UENP desde sua fundação, em 2008.
O evento aconteceu no Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus Jacarezinho, junto com o XIV Encontro de iniciação científica em filosofia da UENP.
Neste ano a temática foi “Filosofia/Psicanálise; Psicanálise/Filosofia”, tendo como objetivo problematizar uma dupla relação: a da filosofia com a psicanálise; a da psicanálise com a filosofia.
Com toda estrutura e acessibilidade, a Jornada foi prestigiada por docentes, discentes, convidados, e contou com a visitação do público em geral, inclusive do Colégio Cívico Militar Moraline e do Colégio Cívico Militar Edith, de Santo Antônio da Platina- PR.
Além de promover uma reflexão sobre Psicanálise e Filosofia, a Jornada debateu a questão da saúde mental no espaço acadêmico. Vale ressaltar também, que a UENP tem o Serviço de Assistência Psicológica Estudantil que é uma iniciativa voltadas para os estudantes, com a função de acolhimento e aconselhamento psicológico.
Pesquisadores brasileiros apresentaram seus trabalhos em conferências, minicursos e comunicações orais, de forma objetiva e satisfatória.
Na terça-feira (10) houve conferência com o Prof. Dr. Vitor Orquiza de Carvalho com o tema “ FREUD E A INDISPENSABILIDADE DA METAPSICOLOGIA”. Vitor é Professor de psicologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Doutor em Psicologia Experimental Pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Sua pesquisa concentra-se na área de fundamentos metodológicos e epistemológicos da psicologia e da psicanálise, assim como na área de investigações sobre os processos subjetivos que acompanham as transformações sociais éticas no trabalho e nas organizações.
Na mesma data o Professor Eder Soares Santos (UEL) trouxe o tema “ FILOSOFIA E PSICANÁLISE: SOBRE TORNAR-SE O QUE SE É EM HEIDEGGER E WINNICOTT”. O Professor Eder possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado sanduíche em Filosofia – Universitat Freiburg (Albert -Ludwigs), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas-SP (2006) e pós-doutorado na Bergische Universitat Wuppertal. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UEL.
Na quarta-feira (11) a conferência foi com o professor de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Daniel Omar Perez, que trouxe o tema “ O MAL ESTAR NO MANDATO SUPEREGOICO DO SÉCULO XXI”. Além de professor, Daniel é pesquisador e orientou numerosas pesquisas no nível de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso de graduação, especialização, mestrado e doutorado na área de filosofia e da psicanálise.
O professor orientou 20 dissertações de mestrado, 7 teses de doutorado concluídas e supervisionou 2 pós-doutorados. É membro do GT Filosofia da Psicanálise, GT de Semântica. Colabora com o programa de pós-graduação de psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Também tem formação como psicanalista a partir de 1990 na Argentina e no Brasil.
Já, na quinta-feira (12) foi ministrado o minicurso “ O CONCEITO DE INCONSCIENTE EM DELEUZE E GUATTARI” com o Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Guilherme Muller Jr. Ele possui doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduação em Filosofia pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ).
Guilherme tem experiência em Filosofia nas áreas de História da Filosofia Moderna e contemporânea, com ênfase em Metafísica, Teoria do Conhecimento, Filosofia Política e Introdução à Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: empirismo, experiência, ideia, imaginação, imanência, tempo, diferença, subjetividade, poder, potência e política.
Ainda na quinta, Guilherme M. Germer, Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM) ministrou o minicurso “ A TEORIA DO RISÍVEL EM SCHOPENHAUER E FREUD”. Ele realizou estágio de pós-doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo e na UEM. Concluiu doutorado em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez parte de seus estudos pós-doutorais como pesquisador convidado na Eberhard Karls Universitat Tubinger/Alemanha (2018), e fez um estágio de pesquisa no Centro interdipartimentale di ricerca su Arthur Schopenhauer e la sua scuola da Università del Salento/Itália.
O professor tem publicações e participações em eventos no Brasil, Itália, Espanha, Grécia, Uruguai e Argentina. Atua nos campos de estética, ética, filosofia da religião e da psicanálise.
Os principais objetivos da jornada foram identificar os pontos de convergência e distanciamentos entre a reflexão filosófica e a reflexão psicanalítica; avaliar as possíveis contribuições que a filosofia tem dado para o campo da psicanálise; avaliar as possíveis contribuições que a psicanálise tem dado para a reflexão filosófica; fomentar o debate em torno do tema proposto entre os alunos de filosofia e outros cursos, bem como com a comunidade externa; fomentar a discussão em torno da criação do curso de psicologia na UENP. Promover o debate em torno a saúde mental no ambiente acadêmico.