31/10/2017 às 10h50min - Atualizada em 31/10/2017 às 10h50min

Paredes Ousadas: Bicolores, com degradês ou desenhos inusitados

O branco perde sua predisposição de ser neutro para abraçar cores vivas em paredes bicolores, com degradês ou desenhos inusitados. Os ambientes a seguir trazem propostas encorajadoras

revistacasaejardim.globo.com - Julyana Oliveira e Bruna Pereira
Mais um elemento
Para criar impacto no living de 15 m², as arquitetas Amanda Bertinotti, Barbara Rossi, Gabriela Hipólito e Juliana Flauzino, do Estúdio UVVA, avançaram a pintura além da parede lateral. A porta recebeu tinta esmalte acetinada, e as paredes, tinta acrílica fosca, ambas na mesma cor: Pinheiro, da Suvinil. A precisão da linha que divide cada matiz é alcançada com projeção de laser e fita-crepe.
 

Na integração da área social, a cozinha definiu seu espaço com o uso da cor (Foto: Divulgação)

Na integração da área social, a cozinha definiu seu espaço com o uso da cor (Foto: Divulgação)


Na integração da área social, a cozinha definiu seu espaço com o uso da cor (Foto: Divulgação) 

Divisão visual
Na integração da área social, a cozinha definiu seu espaço com o uso da cor. As paredes, os móveis e o teto do ambiente, idealizado pelo escritório pro.a arquitetos associados, foram pintadas com o tom laranja Peppery, da Sherwin Williams. Atenção: antes de apostar no uso de cores fortes é indicado pensar a matemática da intensidade de cor x proporção.
 

Parede bicolor para propor um clima de verão no lar (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

Parede bicolor para propor um clima de verão no lar (Foto: Edu Castello / Editora Globo)


Parede bicolor para propor um clima de verão no lar (Foto: Edu Castello / Editora Globo)
 
Cor-de-rosa nada romântico
A ideia da parede bicolor surgiu da intenção das arquitetas Adriana Weichsler, Daniella Martini e Viviane Saraiva, do escritório pro.a arquitetos associados, de propor um clima de verão no lar. O armário delimitou a divisão de cores na sala: ele recebeu tinta esmalte, e as paredes, tinta látex, ambas Resouding Rose, da Sherwin Williams. Vale a dica: ao escolher a cor, leve em consideração a iluminação existente e a proporção de parede, teto e piso.
 

A pintura que foge do convencional foi a aposta das arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do escritório SP Estudio (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

A pintura que foge do convencional foi a aposta das arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do escritório SP Estudio (Foto: Edu Castello / Editora Globo)


A pintura que foge do convencional foi a aposta das arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do escritório SP Estudio (Foto: Edu Castello / Editora Globo) 

Raios de cor
A pintura que foge do convencional foi a aposta das arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do escritório SP Estudio. A parede de 5 m de extensão recebeu massa e duas demãos de branco – o preparo é indispensável nesse tipo de pintura. Os tons escolhidos são Nanquim e Patativa, da Suvinil. Dica: opte pelas tintas acrílicas foscas, que ajudam a disfarçar imperfeições.
 

Na decoração do living, as formas geométricas foram pintadas em tons terrosos escolhidos intuitivamente, sobre a base da cor Areia do Deserto, da Suvinil (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

Na decoração do living, as formas geométricas foram pintadas em tons terrosos escolhidos intuitivamente, sobre a base da cor Areia do Deserto, da Suvinil (Foto: Edu Castello / Editora Globo)


Na decoração do living, as formas geométricas foram pintadas em tons terrosos escolhidos intuitivamente, sobre a base da cor Areia do Deserto, da Suvinil (Foto: Edu Castello / Editora Globo) 

Geometrismo terroso
A ideia dos triângulos surgiu de uma referência francesa que o designer de interiores Gabriel Valdivieso encontrou em um livro. Na decoração de seu living, as formas geométricas foram pintadas em tons terrosos escolhidos intuitivamente, sobre a base da cor Areia do Deserto, da Suvinil.
 

A opção pelos tons Silver Strand (no alto) e Attitude Gray (abaixo), da Sherwin Williams, realça o colorido do décor (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

A opção pelos tons Silver Strand (no alto) e Attitude Gray (abaixo), da Sherwin Williams, realça o colorido do décor (Foto: Edu Castello / Editora Globo)


A opção pelos tons Silver Strand (no alto) e Attitude Gray (abaixo), da Sherwin Williams, realça o colorido do décor (Foto: Edu Castello / Editora Globo) 

Pinceladas além da tela
Os arquitetos Marcel Casamassa e Silvia Almeida, do escritório MIS Arquitetura, idealizaram o living a partir da obra do artista plástico Fernando Spaziani. A opção pelos tons Silver Strand (no alto) e Attitude Gray (abaixo), da Sherwin Williams, realça o colorido do décor. A disposição das cores se dá pelo fato de o tom escuro criar um ambiente sóbrio que favorece a leitura, e o matiz claro dá a sensação de amplitude.
 

A cor pastel Sand Dollar (no alto) foi combinada à Kaffee (abaixo), ambas da Sherwin Williams. Roupa de cama da Trousseau (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

A cor pastel Sand Dollar (no alto) foi combinada à Kaffee (abaixo), ambas da Sherwin Williams. Roupa de cama da Trousseau (Foto: Edu Castello / Editora Globo)


A cor pastel Sand Dollar (no alto) foi combinada à Kaffee (abaixo), ambas da Sherwin Williams. Roupa de cama da Trousseau (Foto: Edu Castello / Editora Globo) 

Assimétrico calculado
O escritório MIS Arquitetura apostou em pinceladas irregulares que criam uma transição desconstruída entre as cores. A dica nesses casos é usar o tom escuro nas formas assimétricas para garantir a cobertura desejada sobre a tinta clara. A cor pastel Sand Dollar (no alto) foi combinada à Kaffee (abaixo), ambas da Sherwin Williams. Roupa de cama da Trousseau.
 

A base neutra que compõe o quarto abriu espaço para um toque de alegria. O efeito degradê é obtido com o uso do compressor (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

A base neutra que compõe o quarto abriu espaço para um toque de alegria. O efeito degradê é obtido com o uso do compressor (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)


A base neutra que compõe o quarto abriu espaço para um toque de alegria. O efeito degradê é obtido com o uso do compressor (Foto: Mariana Orsi / Divulgação) 

Suave degradê
A base neutra que compõe o quarto abriu espaço para um toque de alegria, como definem a designer de interiores Helena Kallas e o arquiteto Bruno Reis, da Mandril Arquitetura. O rodapé alto ganhou uma camada sólida da tinta acrílica Flor-de-são-joão, da Suvinil, que foi perdendo a intensidade até sumir no branco. O efeito degradê é obtido com o uso do compressor, que evita a formação de listras de diferentes tons.

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