02/10/2017 às 11h10min - Atualizada em 02/10/2017 às 11h10min

Atirador deixa cerca de 50 mortos e 400 feridos em show de Las Vegas

Homem de 64 anos provoca o maior ataque armado da História dos EUA; suspeita é detida

oglobo.globo.com - O Globo / Agências Internacionais
Mais de 50 pessoas morreram e 400 ficaram feridas na madrugada desta segunda-feira quando um homem armado disparou contra a multidão durante um festival de música country em Mandalay Bay, um resort e cassino de Las Vegas. Segundo a polícia local, o atirador chamava-se Stephen Paddock, tinha 64 anos e era um morador local. Ele foi encontrado morto no quarto do hotel de onde havia disparado contra a multidão antes de se suicidar. Em seguida, a polícia chegou a deter uma mulher chamada Marilou Danley, que seria a companheira do atirador, mas, após interrogatório, autoridades disseram que ela não estava envolvida nos acontecimentos. Este é o ataque armado com maior número de vítimas na História dos EUA. Havia 40 mil pessoas no show no momento do ataque, das quais 406 foram inicialmente encaminhadas para atendimento médico.
 
O autor do massacre atirou do 32º andar do hotel Mandalay Bay, localizado na avenida central Strip, onde acontecia a terceira e última noite do evento musical. O ataque começou pouco depois das 22h (horário local). A polícia encontrou dez armas no quarto do hotel que estava sendo ocupado pelo atirador, após ter provocado uma explosão controlada para conseguir entrar nas acomodações, de acordo com o chefe da polícia de Las Vegas, o xerife Joseph Lombardo.
 
— Temos cerca de 50 mortos e 400 feridos no momento — afirmou Lombardo em entrevista coletiva, indicando que o número de vítimas ainda poderá aumentar e, provavelmente, o ataque foi cometido por apenas uma pessoa. "Confirmamos que o suspeito foi morto. Esta é uma investigação ativa. Pedimos para não vir neste momento ao Strip", em referência à rua onde aconteceu o ataque.
 
Pela manhã, as autoridades não haviam dito se Marilou era suspeita de envolvimento indireto no ataque armado. Em sua conta do Facebook, que já foi apagada, ela se identificava como "uma mãe orgulhosa". A polícia não acredita que o atirador estivesse associado a um grupo armado ou extremista. Mais tarde, os investigadores foram à sua casa em Mesquite, uma cidade tranquila de 20 mil habitantes, e já encontraram os seus dois veículos. Ele não tinha passagens anteriores pela polícia.
 
— Não fazemos ideia de quais eram suas crenças — disse Lombardo. — Agora, acreditamos que ele era o único agressor. Já localizamos várias armas dentro do quarto que ele ocupava.
 
O cantor Jason Aldean, que conseguiu escapar, estava no palco quando os espectadores ouviram os primeiros tiros. Em poucos segundos, a música parou de tocar, segundo um vídeo divulgado nas redes sociais. Na gravação, é possível ver a confusão e o pânico tomando conta do festival sob o som de diversos tiros em sequência. Muitas pessoas pensaram, inicialmente, que o barulho era provocado por fogos de artifício.
 
"Esta noite vai além do horrível. Ainda não sei o que dizer, mas gostaria de informar a todos que minha equipe e eu estamos seguros. Meus pensamentos e orações vão para todos os afetados esta noite. Meu coração está partido que isto tenha acontecido com qualquer pessoa que estava aqui para ter uma noite divertida", escreveu Aldean no Instagram.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »