11/12/2019 às 10h51min - Atualizada em 11/12/2019 às 10h51min

Peugeot registra versão mais barata do 208 no brasil sem faróis de led e com calotas

Hatch perde alguns itens para ter preço inicial na casa dos R$ 55 mil. Estreia no Brasil acontece no ano que vem

- RAPHAEL PANARO
A Peugeot já confirmou que a nova geração do 208 virá ao Brasil em 2020 e que a produção será em El Palomar, na Argentina. Agora a marca francesa registra o hatch no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). E com uma novidade: a versão de entrada.
As imagens mostram que o 208 mais barato vai ter faróis halógenos e não LEDs como as configurações de topo (também registradas). Outras mudanças são as ausências das luzes diurnas que “escorrem” pelo para-choque (terá uma peça plástica) e das rodas de liga leve (trocadas por calotas).
O interior também deve ficar mais "pelado", como mostra a foto da versão Like vendida na França. O painel de instrumentos perde o fator digital e se parece mais com o 208 atual.
A central multimídia é substituída por um rádio simples com uma pequena tela digital. Já os comandos que simulam uma tecla de piano estão lá, porém sem um acabamento mais caprichado.
Apesar dos registros, a estreia do 208 no Brasil só deve acontecer no final do 2º semestre. De acordo com o Autoblog Uruguay, o país vizinho será o primeiro mercado na América do Sul a receber o hach. E esse movimento acontece em setembro.
Quanto ao posicionamento de mercado, o 208 vendido no Brasil terá preços entre o Onix e o Polo. Caberá ao novo compacto nacional da Citroën competir no segmento logo abaixo a partir de 2021. O preço de entrada do modelo aspirado deve ficar entre R$ 55 mil e R$ 60 mil, enquanto os mais caros podem ser vendidos na fatia entre R$ 70 mil e R$ 80 mil.
Nas outras versões da gama, o 208 terá faróis que fogem um pouco do esquema apresentado pelo 3008 e 5008, com prolongamento de LEDs que lembram os dentes incisivos de um leão.
Presente no símbolo da marca, o felino é uma obsessão da Peugeot, que usa a inspiração também nas lanternas. A passada de garra do bicho é representada por sulcos de LEDs na peça. As colunas traseiras largas fazem homenagem a outros compactos históricos da marca, especialmente o 205.
Autoesporte dirigiu o novo 208 em primeira mão e as impressões foram boas (leia aqui o teste feito na Europa). O estilo de muita personalidade é um ponto forte, da mesma maneira que o acabamento e design do interior, cujo estilo é bem parecido com o do novo 3008. Tal como o crossover, o hatch da Peugeot tem quadro de instrumentos digital.
Confirmado por fonte ouvida por Autoesporte, o novo motor é derivado do atual 1.2 aspirado de três cilindros. O tricilíndrico turbinado substituirá o atual 1.6 THP como opção mais forte de motorização. E sua versão aspirada continuará a equipar o 208 de entrada e o novo modelo básico emergente do grupo PSA Peugeot-Citroën.
A variante turbinada tem duas opções. A potência fica entre 100 e 130 cv e torque pode ser de 23,4 ou 20,9 kgfm, sempre a 1.750 rpm. No Brasil, o ajuste mais forte vai prevalecer no 208, mas a variante menos forte também será oferecida em carros como o substituto do Citroën C3. Saiba o que achamos dos dois propulsores no teste do novo 208.
Chamado de EB2, o 1.2 oferece um bom rendimento. Se comparados aos 128 cv e 20,4 kgfm de torque do Polo (o mais potente do segmento), os números do 1.2 turbo serão suficientes para dar vantagem ao 208 e podem ser um pouco maiores no Brasil.
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