23/02/2022 às 15h11min - Atualizada em 23/02/2022 às 15h11min

Toyota cria câmbio manual para carros elétricos, mas isso não faz o menor sentido

Veículos elétricos não têm câmbio, mas fabricante japonesa propõe sistema que pode dar um solavanco e “morrer” se o motorista não desengatá-lo ao estacionar

A engenharia automotiva não para de avançar. E apesar de todas as inovações, a saudade dos tempos de antigamente só aumenta. Por este motivo, a Toyota pode lançar uma caixa de câmbio manual para seus futuros esportivos elétricos – ainda que isso não faça o menor sentido mecânico.
Isso porque carros elétricos não têm câmbio com modelos a combustão e híbridos. O motor elétrico está conectado diretamente no diferencial do carro e não precisa de um componente intermediário – como a transmissão – para enviar o torque às rodas.
Este é um dos motivos pelos quais carros elétricos são mais fáceis de reparar que veículos a combustão. Afinal, sem transmissão, também não há embreagem, conversor de torque e caixa de marchas.
Pode parecer complexo, mas o funcionamento é bem simples. Já explicamos como os veículos elétricos funcionam sem transmissão, além de como seriam os modelos a combustão se também não tivessem câmbio. Não deixe de conferir.
Voltando aos registros da Toyota, as patentes sugerem que o câmbio manual e o terceiro pedal de embreagem não estariam conectados ao motor elétrico, mas podem influenciar a dirigibilidade do veículo por software.
Sensores detectam os comandos do câmbio e do pedal da embreagem, simulando a condução com câmbio manual. As patentes também sugerem métodos para simular a verdadeira sensação deste tipo de transmissão, como a pressão imposta pelo pedal da embreagem ou a reação do veículo em trocas mais rápidas.
A Toyota propõe um nível de realismo tão alto que o carro elétrico poderia até dar um solavanco e “morrer” se o motorista não desengatá-lo ao estacionar. Evidentemente, o câmbio manual seria apenas um dos modos de condução. Ao cansar de trocar as marchas, o condutor poderá colocar no modo automático e abandonar o terceiro pedal.
Até 2030, a fabricante pretende lançar mais de 30 modelos totalmente elétricos, distribuídos entre as marcas Toyota e Lexus. O próximo modelo da Toyota na categoria será o crossover BZ4X, que compartilha sua estrutura com o Subaru Solterra, e também dará origem a um novo SUV da Lexus no ano que vem. Nenhum deles terá a transmissão manual por simulação.
Vale lembrar que a Toyota gosta de publicar patentes inusitadas para testar a reação do público, mesmo que não tenha planos de lançá-las ao mercado. Em 2019, a fabricante japonesa sugeriu um sistema de segurança que borrifa gás de pimenta na cabine se um criminoso tentar furtar o veículo. Evidentemente, a ideia não avançou
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »