12/01/2022 às 15h43min - Atualizada em 12/01/2022 às 15h43min

​Verão chegando: confira alguns cuidados com o carro na época mais quente do ano

Sol excessivo prejudica tanto a lataria quanto os pneus e as altas temperaturas exigem mais atenção ao sistema de arrefecimento e à limpeza do ar-condicionado

- AUTOESPORTE


O mês de dezembro já chegou, as festas de final de ano e as férias estão cada vez mais próximas. E junto, chega o verão. A estação mais quente do ano é perfeita para curtir bons momentos ao ar livre. Mas seu carro precisa de alguns cuidados.

— O sol forte e o calor excessivo podem ser vilões e causar bastante dor de cabeça. Tendo alguns cuidados, no entanto, é possível minimizar os riscos de maiores transtornos — explica o engenheiro mecânico especializado em automóveis Felipe Bonfim. Confira!

Sol - Um dos principais atrativos do verão também pode ser o maior vilão do seu carro. Estacionar o carro por longos períodos debaixo do sol pode ser extremamente prejudicial para a pintura do veículo. Se possível, tente sempre estacionar em um local coberto para evitar o famoso aspecto de pintura queimada, que acontece quando o verniz da pintura se desgasta por conta da exposição ao sol.
Ar-condicionado - Ninguém merece passar calor no verão, certo? Então o ar-condicionado do seu carro merece uma revisão para checar se está tudo em ordem e se ele está preparado para enfrentar o calorão. Ao primeiro indício de perda de eficiência no sistema, procure uma loja especializada para detectar o que está acontecendo e deixar tudo em perfeito estado.
Sistema de arrefecimento - Eis aqui o componente do veículo que mais sofre no verão, o sistema de arrefecimento. Responsável por controlar a temperatura do motor, esse sistema é de suma importância para o bom funcionamento do carro. Confira o nível do fluido do radiador, e faça uma inspeção visual para detectar se há algum vazamento. Além disso, confira se a ventoinha está armando e desarmando corretamente. Com esses pequenos cuidados, a chance de ficar com o carro fervendo na rua é quase mínima.
Pneus - Com o asfalto pegando fogo após um dia de sol forte, os pneus são expostos a um calor extremamente agressivo. Portanto, devem estar em perfeito estado de conservação para não furarem, afinal, ninguém quer ficar agachado no chão quente trocando pneu, não é mesmo?
Lavagem - O carro está sujo e precisando de um banho? Faça isso, mas tome cuidado. Procure sempre lavar o carro na sombra e com a lataria fria. Com a lata quente e no sol, há risco de ocorrerem manchas na pintura de acordo com os produtos que serão utilizados na limpeza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »