12/01/2022 às 15h46min - Atualizada em 12/01/2022 às 15h46min

​Mais acessível e ecológico, esse carro elétrico promete acabar com voos de curtas distâncias

Designers britânicos projetam carro elétrico e autônomo que emite só 2% do CO2 lançado na atmosfera em uma viagem de avião de trechos curtos

- AUTOESPORTE
Embora sejam rápidos, voos de curta distância, como a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, emitem uma grande quantidade de CO2, que chega a ser o dobro do que um carro médio produz em uma viagem. Buscando uma solução ecológica (e acessível), designers britânicos desenvolveram um carro elétrico que promete substituir esse segmento do transporte aéreo.

A grande ideia por trás do seu desenvolvimento está no baixíssimo nível de emissão de CO2. Cada pessoa produziria cerca de 5 CO2 g/km. Isto é, apenas 2% dos 250 CO2 g/km que a mesma pessoa iria produzir caso realizasse o mesmo trajeto de avião.

Dessa forma, um passageiro poderia fazer 50 viagens de carro com o mesmo impacto ambiental que uma viagem de avião da mesma distância.

De acordo com a CDR, como o foco do Budget Air Car é a eficiência, o trem de força elétrico seria desenvolvido para viagens de longa distância. Assim, o projeto priorizaria a autonomia ante a performance.

Para comportar até seis pessoas alocadas em três fileiras, o carro - ainda tratado apenas como um conceito digital - deverá ter 5 metros de comprimento, 1,8 m de largura e 1,5 m de altura.

Países de Europa vão restringir voos de curta distância
Cerca de 80% dos voos do continente europeu são feitos em trechos de curta distância. Como uma forma de mitigar o CO2 emitido nessas viagens, alguns países da Europa já estão restringindo voos deste tipo.

Em 2021, o parlamento francês votou por proibir voos internos curtos quando houvesse uma alternativa ferroviária e a viagem nessa modalidade durasse até 2h30.

Já o governo austríaco decidiu extinguir a principal rota de voo interna, entre a capital Viena e a cidade de Salzburg. Agora, o trajeto é feito de trem e leva cerca de três horas.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »