22/11/2019 às 12h37min - Atualizada em 22/11/2019 às 12h37min

Ford lança o suv do Mustang: um elétrico de 465 cv, que tem autonomia de 480 km e 821 litros de porta-malas

O SUV do Mustang tem algumas curiosidades: não tem maçanetas nas portas, que destravam por Bluetooth assim que o dono se aproxima do carro

- MARCUS VINICIUS GASQUES
A expressão conflito de gerações nunca deve ter sido tão adequada como agora para a indústria automobilística. Marcas consagradas por superesportivos, como Ferrari e Lamborghini, lançam SUVs. A Porsche faz sucesso e dinheiro com um modelo para a família. E agora a Ford elege o Mustang - ícone da esportividade - como inspiração de seu carro elétrico, o Mach-E, apresentado oficialmente neste domingo em Los Angeles, EUA.
Fãs incondicionais do Mustang, não fiquem chateados com Autoesporte. A decisão foi da Ford e precisamos falar do carro. Trata-se de um belo SUV cupê de porte grande. O perfil é seu melhor ângulo, com nervuras na lateral e a característica caída do teto a partir da coluna central para a traseira.
Curiosidade é que esse é o primeiro carro sem maçanetas nas portas. Nas duas da frente, pressiona-se um discreto botão na coluna, e um pequeno braço metálico permite abrir a porta com leveza. Nas traseiras, apenas aperta-se o botão. O celular do dono ou dona do carro é identificado por Bluetooth ao se aproximar do carro, e destrava as portas.
A frente é Mustang puro, com a assinatura das três barras inclinadas que marca os farois e também as lanternas traseiras. O espaço de uma grade que permitiria a ventilação de um motor a combustão é vedado por superfícice oval metálica pouco elegante. A solução encontrada para a versão GT, uma cobertura de poliuretano, ficou bem melhor. Duas aberturas nas extremidades da dianteira compõem bem o visual e facilitam o equilíbrio aerodinâmico. As rodas podem ser de 18, 19 ou 20 polegadas. As dimensões do carro não foram reveladas.
No interior, chama a atenção a enorme tela instalada verticalmente no centro do painel. Qualquer semelhança com a tela que equipa os Teslas não é mera coincidência. A Ford afirma que a superfície sensível ao toque está lá para transferir todas a funções que uma pessoa está habituada a usar em seu celular, desde as de entretenimento às de navegação.
Uma função específica do modelo permite que o sistema de navegação localize estações públicas de recarga em viagens. Controles de climatização estão concentrados na base da tela, onde um grande botão giratório controla tanto o volume do som quanto o fluxo de ventilação/ar condicionado.
O restante do painel acaba sendo minimalista, uma vez que tantas funções estão concentradas na telona. Diante do motorista, um painel mais simples, e comandos no aro do volante.
Revestimentos de portas, painel e bancos, afirma a Ford, não usam peles de animais. Não dá para sentir falta e o resultado é elegante. O sistema de som conta com 500 watts e dez alto-falantes, e pode ser da marca Bang & Olufsen como opcional.
O SUV elétrico é generoso no espaço para bagagem. Segundo a Ford, o porta-malas tem capacidade para 821 litros e pode ser aberto com um movimento da perna sob a traseira, Sob O capô, na frente, os 136 litros de capacidade podem abrigar uma mala de porte das que são permitidas em cabines de avião, roupas molhadas, botas sujas de caminhada ou mesmo itens de cheiro mais forte, como pescados. Explica-se: o compartimento é separado da cabine, e pode ser lavado.
O Mach-E tem um motor em cada eixo. Eles têm gestão eletrônica independente, o que permite distribuição de torque que atenda desde alta performance à dosagem exata em cada roda para superar um terreno de aderência difícil, como neve ou lama.
A transmissão é de marcha única à frente mais ré. Não há, portanto, borboletas para troca. Por outro lado, o carro oferece três modos de condução: Whisper (sussurro), Engage (engajado) e Unbridled (desenfreado). Além de tornar as respostas mais ou menos esportivas, o sistema altera o som percebido pelos ocupantes através dos alto-falantes. Como alerta aos pedestres, o carro emite um som contínuo, que lembra um zumbido grave.
No carona
Foi possível dar uma volta com o Mach-E First Edition saindo das pistas auxiliares do aeroporto Jet Center, em Los Angeles, onde o carro foi apresentado à imprensa como prévia do salão do automóvel. Os jornalistas foram como passageiros de um piloto da Ford, o que não é a condição ideial para uma avaliação. Mas levando em conta que são apenas protótipos de um carro que será lançado daqui a um ano, valeu como rápidas impressões iniciais. E para constatar que o ambiente é bem generoso para motorista e três passageiros. Há duas saídas de ar e espaço para pernas e cabeça no banco de trás.
As acelerações e retomadas são as que se esperam de um veículo com torque máximo instantâneo quando o acelerador é pressionado. O piloto ainda ensaiou algumas arrancadas, manobra limitada pelo trânsito local. Já de volta à área do aeroporto, caprichou num slalon que atestou sua perícia e demonstrou a boa estabilidade do cupê. O conjunto de suspensão do SUV elétrico tem McPherson nas rodas dianteiras e multilink de cinco braços na traseira. A versão GT Performance Edition conta com suspensão adaptativa MagneRide Damping System.
O Mach-E - Máqui na pronúncia dos gringos - deve seu nome à versão de performance do Mustang Mach, lançada em 1968. Mach 1, por sua vez, equivale à velocidade em que um avião rompe a barreira do som, 1.224 km/h.
E o tamanho?
As dimensões do Mach-E não foram divulgadas pela Ford nem durante o suntuoso evento preparado para seu anúncio. Apenas foi dito que os eixos foram distanciados a fim de melhor acomodar o conjunto de baterias. A empresa apenas garante que elas estão instaladas em alojamento à prova de água e impacto, e foram testadas até a 40°C negativos. Pesquisas feitas pela empresa revelaram que donos de veículos elétricos fazem 80% das recargas em casa.
Em razão disso, a montadora vai oferecer a estação de recarga Ford Connected Charging, que deve acrescentar a média de 51 km de autonomia por hora de carregamento em tomada de 240 V. Isso para baterias de alcance estendido e tração traseira. O Mach-E terá um carregador móvel capaz de acrescentar em média 35 km de autonomia por hora em tomada de 240 V. Parceria da Ford com a Amazon Home deve facilitar a instalação da estação na casa do cliente.
Preços e versões
 
As entregas da versão First Edition, segundo Ted Cannis, líder global de eletrificação da Ford, começam no último trimestre de 2020, simultaneamente nos EUA e Europa. O preço inicial será de 43.895 dólares. O GT deve partir de 60 mil dólares na versão básica, e tem início das vendas previstas para o terceiro trimestre de 2021. Serão oferecidas versões com conjunto padrão (75,7 kWh de 288 células) ou de longo alcance (98,8 kWh de 376 células), tração nas quatro rodas ou apenas na traseira.
Na combinação de tração traseira e maior autonomia, segundo a Ford, o Mach-E deve rodar até 480 km. Nessa configuração, a potência prevista é de 336 cv, com torque máximo de 57 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h, afirma a montadora, será mais rápida que os 6,1 s do Porsche Macan em versão básica.
Já para o Mach-E GT espera-se 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, "mais rápido que um Porsche Macan Turbo", diz a Ford. O GT Performance Edition, por sua vez, deve cumprir a prova "em cerca de 3 segundos, mesmo tempo de um Porsche 911 GTS". A potência máxima dessas versões GT é estimada em 465 cv, com torque de 84,6 kgfm.
Durante toda a apresentação, a Ford bateu muito na questão dos "mitos" que envolvem o carro elétrico. Lembrou que seus clientes terão acesso à FordPass Charging Network, formada por mais de 12 mil estações de recarga com mais de 35 mil tomadas os EUA. E afirma que dez minutos, em uma estação de carga rápida em corrente contínua de 150 kW, garante 75 km ao Mach-E de autonomia estendida e tração traseira.
Já o Mach-E com autonomia padrão pode, diz a Ford, chegar a 80% da carga em cerca de 38 minutos em uma estação de carga rápida. Cannis afirma que o conjunto de baterias terá garantia de oito anos, ou 160 mil km. "Mas deverá durar mais", afirma o engenheiro. O carro será produzido no México.
O March-E está à venda por reserva pela internet na América do Norte e Europa, por depósito de 500 dólares. A edição inicial limitada, First Edition, tem tração integral, autonomia estendida e exclusividades como pinças de freio pintadas de vermelho. As entregas do Mach-E GT estão previstas a partir do segundo trimestre de 2021. Ainda não há previsão de vendas para o Brasil.
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