16/08/2017 às 12h45min - Atualizada em 16/08/2017 às 12h45min

Seis maneiras de quebrar tradições: do noivado à festa de casamento

estilo.uol.com.br - Gabriela Guimarães e Marina Oliveira
Festa de casamento boa é aquela que tem a cara dos noivos. Por isso, você não precisa seguir à risca costumes e tradições só porque todos os casamentos em que já esteve tiveram mais ou menos o mesmo formato. Listamos algumas sugestões para inovar nesse dia tão importante e surpreender os convidados.

1) Não usar vestido branco
Eles são sempre lindos. Fora que o casamento é uma das poucas ocasiões em que as mulheres conseguem usar um vestido de festa dessa cor. Mas o branco carrega a simbologia de pureza e, antigamente, era usado para representar a virgindade da noiva, que era entregue como um prêmio para o noivo. Por isso, se você acha que vale a pena quebrar o senso comum, não tenha medo de fazer diferente no seu dia. Variações de cores claras, como o off-white, nude e rosé, são lindas. Para quem quer ousar, cinza ou estampas.
 
2) Chegar ao altar acompanhada do pai e da mãe
Antigamente, a mulher trocava de dono: ia do pai para o marido. Por isso, atravessar de braços dados com a figura paterna tornou-se tradição. Agora, uma opção é entrar de braços dados com as duas pessoas que acompanharam todo o seu crescimento: pai e mãe, mãe e avó, pai e pai, mãe e mãe e por aí vai. Também é bonito entrar sozinha.
 
3) A mulher pedir o homem em casamento
No imaginário de muitas, o namorado fará tudo como mandam os roteiros de comédia romântica hollywoodiana: compra um anel com pedra preciosa, planejar um jantar especial e fazer “O” pedido. É lindo, né? Mas essa não é a única forma de oficializar a relação. Temos autonomia o suficiente – e ousadia – para chegar no cara que gostamos e perguntar: casa comigo? E talvez nem precise jogar pétalas no chão ou gelar uma garrafa de espumante, o que vale mesmo é ser sincera quanto aos próprios sentimentos.
 
4) Os dois utilizarem o anel de noivado
Nos Estados Unidos, é tradição somente a mulher exibir uma joia quando muda o status de relacionamento, mas muitas brasileiras aderiram ao costume por aqui (comédias românticas, lembra?). Só que se os dois são comprometidos, se quiserem, ambos podem usar um anel de compromisso na mão direita. A autora do site The Feminist Bride, Katrina Majkut, diz que essa é uma boa opção para demonstrar parceria. “Um anel de noivado diz que você pertence emocionalmente a alguém. Por isso, não há razão para só um usar”, explica.
 
5) Entregar o buquê para o próximo casal a subir ao altar
Reunir a mulherada solteira na pista e jogar o buquê é o ponto alto de muitas festas de casamento, mas há outras formas de repassar o seu arranjo de flores. Você e o noivo podem entregar o buquê para um casal que já está com data marcada para o casório, como um gesto de carinho, que representa os seus votos de felicidade para eles. Outra alternativa é entregar o buquê para o casal que está há mais tempo junto, com um bilhete fofo, agradecendo a inspiração.

6) Novas plaquinhas para o pajem
Uma criança que entra segurando uma plaquinha com frases divertidas sempre arranca sorrisos dos convidados. Mas não precisa ser algo do tipo: “Ainda dá tempo de fugir, tio”. Se o noivo não está com uma arma apontada para a cabeça dele no altar, entende-se que também quer estar ali. Por que fugiria, então? Mais delicado, e coerente com as relações modernas, são frases do tipo: “Lá vem a noiva”, “Preparem as câmeras” ou “Segurança das alianças”. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »