27/09/2024 às 11h49min - Atualizada em 27/09/2024 às 11h49min

Através do Projeto Elas por Elas, Patrulha Maria da Penha do 2° BPM e BPEC, realizarão palestras

Por Adriana Diniz
A Equipe Patrulha Maria da Penha do 2° BPM e BPEC, realizarão palestras de Conscientização e Combate à Violência doméstica e familiar, para os alunos do Colégio Sagrada Família, Colégio Cívico Militar e o CRAS. As palestras acontecerão no dia 02 e 09 de outubro.
Os temas abordados incluíram história da lei Maria da Penha, os tipos de violência, ciclo da violência, medidas protetivas de urgência e formas de denunciar. Realização Elas por Elas - Um projeto em prol da vida.
Operação Mulher Segura
A Importância das Palestras da Patrulha Maria da Penha nas Escolas no Combate à Violência contra a Mulher.
A violência contra a mulher é um problema social grave e complexo que exige ações multifacetadas para sua prevenção e erradicação. Uma das estratégias mais eficazes é a educação, e as escolas se configuram como espaços privilegiados para a conscientização e a transformação cultural. Nesse contexto, as palestras da Patrulha Maria da Penha desempenham um papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e engajados na luta por um futuro livre de violência de gênero.
Por que as palestras da Patrulha Maria da Penha são importantes nas escolas?
Prevenção: Ao levar informações sobre a Lei Maria da Penha, os diferentes tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia para as escolas, as palestras contribuem para a prevenção da violência, uma vez que os jovens são informados sobre seus direitos e os riscos da violência.
Conscientização: As palestras promovem a reflexão sobre os padrões culturais que naturalizam a violência contra a mulher, desconstruindo mitos e estereótipos de gênero. Ao abordar temas como machismo, assédio e feminicídio, as palestras ajudam a criar uma consciência crítica nos estudantes.
Empoderamento: Ao oferecer informações sobre os serviços de apoio às mulheres vítimas de violência, as palestras empoderam os jovens a reconhecer e denunciar situações de violência, tanto em relação a si mesmas quanto a outras pessoas.
Formação de multiplicadores: Os jovens que participam das palestras podem se tornar multiplicadores do conhecimento adquirido, levando a mensagem para suas famílias e comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Mudança cultural: A longo prazo, as palestras nas escolas contribuem para a mudança cultural, ao promover a igualdade de gênero e o respeito aos direitos humanos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »