04/02/2019 às 18h02min - Atualizada em 04/02/2019 às 18h02min

Adaptação Escolar

Fernanda Mônica S. Garanhani - Psicopedagoga
A adaptação escolar não acontece somente quando a criança vai à pré-escola ou à escola pela primeira vez, mas sempre que ela tem pela frente uma nova etapa de ensino ou um novo ambiente escolar, ou ainda uma mudança de escola ou de turma. 
 
Quando a criança vai à escola ela sai de sua zona de conforto, começa a conviver com crianças estranhas, adultos estranhos, regras diferentes das de sua casa.
 
A fase de "adaptação" pode variar entre uma e duas semanas, mas isso depende muito do nível de dependência ou independência da criança.
 
As mamães ficam com o coração partido por deixar seu pequeno naquele ambiente "novo e hostil".
 
Prepare - se por que nesta fase a criança se torna mais sensível. A mudança causa irritação, medo, muitas vezes traduzidas pelo choro, mas saiba que aprender a lidar com as emoções é muito importante para o desenvolvimento infantil.
 
Talvez você sinta a dor da separação mais do que seu filho e isso vai causar tristeza. Por isso, esteja preparada para lidar com esse sentimento. Por mais que você se prepare, talvez não esteja pronta quando chegar o momento.
 
Não é somente o seu filho que precisará passar por adaptação. Você também terá uma fase de integração com os novos pais e professores e é importante estabelecer esse vínculo logo no início. 
 
  - Atenção mamães, porta de escola é lugar para você posar de forte, feliz e confiante, passe segurança para seu filho ao deixá-lo na escola.
 
  -Procure conhecer a professora.
 
  -Não fique chorando e não demore muito para se despedir.
 
  -Se sentir que é "necessário" ligue na escola e pergunte como ele está.
 
  -Converse com seu filho sobre como foi o seu dia na escola.
 
  -Não se atrase para buscá-lo, nas primeiras semanas de preferência chegue com muita antecedência.
 
  -E nunca, jamais utilize a escola como castigo. " Se você não me obedecer vou te mandar para escola heim."
 
O novo gera ansiedade, insegurança e expectativas nos adultos, quem dirá nas crianças. Passe sempre autoconfiança para seu filho, e no fim tudo dará certo.
Boas aulas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »