10/11/2023 às 14h35min - Atualizada em 10/11/2023 às 14h35min

Teatro solidário, oficinas e atividades gratuitas são os destaques da agenda cultural

A Agência Estadual de Notícias reúne, toda sexta-feira, os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Há atividades para todos os gostos e públicos, várias delas gratuitas. Confira a programação completa

- AEN

A Agência Estadual de Notícias reúne, toda sexta-feira, os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. A solidariedade contagia os palcos do Guaírão com o espetáculo “UNIO e Repertório do Grupo de Dança 2023”, apresentado pela Escola de Dança Teatro Guaíra, que participa da campanha Natal Solidário. O ingresso é obtido com a doação de brinquedos e produtos de higiene.

Públicos de diferentes idades poderão aproveitar as atividades educativas com as oficinas da Biblioteca Pública do Paraná e do Centro Juvenil de Artes Plásticas. Haverá, também, as últimas edições do ano dos programas Arte para Maiores e MON Primeiros Passos, promovidos pelo Museu Oscar Niemeyer.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Prêmio Paraná de Literatura - Último dia para a inscrição que encerra nesta sexta (10), às 18h. Confira o passo a passo AQUI.

Jornal Cândido – A edição de outubro já está disponível online. Acesse neste link.

Torneio de Xadrez – Torneio de Xadrez na Biblioteca Pública do Paraná promovido pelo Centro de Excelência de Xadrez (CEX). Dia 10, às 18h, no hall térreo.

Lançamento do livro Cantando Histórias – Antologia – Bate-papo e sessão de autógrafos com o autor Eduardo Oliveira Filho e apresentação do Coral Negro de Curitiba. Dia 10, às 17h30, no auditório.

Samba do Compositor Paranaense – Roda de samba autoral aberta à comunidade. Dia 11, a partir das 10h, no hall térreo.

Exposição Semana Nacional da Filosofia – Exposição promovida pela Nova Acrópole. De 13 a 23 de novembro, no hall do 2º andar.

Ler Junto – Leitura guiada de contos da literatura brasileira e mundial, com mediação do professor Guilherme Shibata. Todas as segundas, às 18h, no auditório.

Palestra Cultural em homenagem ao Dia Mundial da Filosofia – Promovida por Nova Acrópole. Dia 14, às 17h, no auditório.

Lançamento coletivo editora Medusa – Lançamento coletivo e mesa de conversa com os autores e autoras de sete títulos da coleção Ficções Avulsas. Dia 14, às 17h, no hall térreo.

Oficina Permanente de Poesia – Encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Todas as quintas, às 18h, na sala de reuniões do 3° andar.

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “Meu querido John”, “Intocáveis” (classificação indicativa: 12 anos) e “A Escalada” (classificação indicativa: 14 anos). De segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e aos sábados, das 8h30 às 13h. Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. Na Seção Braille.

Além-mar - Exposição de obras de Adão, que exploram sua relação poética e íntima com o mar, organizada por Lorena Dal Castel. Até 11 de novembro, no hall do 2° andar.

Exposição Especial Marvel – Até 30/11 na Gibiteca/Multimeios.

Oficina de origami com Denise Krukoski – Dia 11, às 11h30, na Seção Infantil.

Hora do conto – Sessões diárias de contação de histórias, seguidas de atividades sobre os temas apresentados. De segunda a sexta, às 11h e às 15h. Aos sábados, às 11h, na Seção Infantil.

Museu Casa Alfredo Andersen – MCAA

Aquarelas de viagem

O público pode conferir a exposição “Primeira Visão – Aquarela em Viagem”, mostra individual da aquarelista japonesa Mayumi Taguchi no espaço Casa Creci (Rua General Carneiro, 814 – Curitiba). Realização do Museu Casa Alfredo Andersen.

Em seu período de residência artística no museu MCAA, Mayumi descobriu muitas coincidências com o pai da pintura paranaense, dialogando com traços da arte oriental encontrados em alguns trabalhos do norueguês. Visitação até 8 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.

Movimentos Telúricos

Com realização da Academia Alfredo Andersen, espaço anexo ao Museu Casa, entra em cartaz nesta-terça, (14) no espaço cultural Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Curitiba), a mostra “Movimentos Telúricos”, que integra obras em cerâmica dos alunos da oficina de Linguagens Poéticas.

Os trabalhos em cerâmica encontram a gravura na construção de uma narrativa híbrida vinda da terra, em parceria da Academia com o Museu da Gravura, no Solar do Barão. Com curadoria e orientação da professora Juliana Pimenta.

Museu da Imagem e do Som – MIS-PR

Quarta musical – Toda quarta-feira, às 18h, o projeto Tons Vizinhos leva música de qualidade ao MIS-PR, em parceria com a Unespar. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer – MON

Arte para Maiores

Em sua última edição do ano, os participantes do programa Arte para Maiores, direcionado a pessoas com mais de 60 anos, conhecerão detalhes da arquitetura dos prédios do Museu Oscar Niemeyer (MON). Em seguida, haverá uma oficina artística. As atividades acontecem no dia 14, das 14h às 17h. Para participar basta se inscrever preenchendo formulário online.

Primeiros Passos

Na quinta (16), às 10h30, a última edição do ano do programa MON Primeiros Passos levará crianças de 1 a 2 anos (12 a 24 meses) para explorar sensorialmente a cor verde. A inspiração é a obra “Dossel Florestal”, de Willian Santos, exibida na mostra “Sou Patrono”, na Sala 2.

Obrigatoriamente acompanhadas de um adulto, as crianças irão conhecer as diversas formas de “ouvir uma cor”, com o auxílio de instrumentos sonoros e dos diversos tons de verde. Os ingressos estarão disponíveis online a partir das 10h de sábado (11). Vagas limitadas.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão
A Escola de Dança Teatro Guaíra apresenta “UNIO e Repertório do Grupo de Dança 2023” neste sábado (11), às 20h no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). O espetáculo faz parte da campanha "Natal Solidário", com a troca de ingressos por doações de brinquedos e, também, de produtos de higiene pessoal que vão chegar até as famílias prejudicadas pelas chuvas.

Para a troca, faça uma reserva de voucher na plataforma de vendas online DeuBalada.com com a posterior entrega do voucher, mais o brinquedo ou o produto de higiene pessoal, e receba o ingresso gerado pelo Teatro Guaíra. O atendimento é de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Miniauditório
SE7E – A peça “SE7E” destaca algumas temáticas que estão no senso comum do mundo contemporâneo e as relações surpreendentes que isso tem com o número 7. As apresentações acontecem sexta e sábado (10 e 11), às 20h, e domingo (12), às 19h, no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório). Os ingressos custam R$ 30,00 e estão à venda no site Ticket Fácil.

Os Mamutes – Colégio Estadual do Paraná – A peça com entrada gratuita faz parte das provas públicas apresentadas pelas turmas do curso Técnico em Teatro oferecido pelo Colégio Estadual do Paraná. Dia 13 (segunda), às 16h30 e 20h; dia 14 (terça), às 10h30 e 20h; dias 16 e 17 (quarta e quinta), às 10h30 e 20h.

Teatro José Maria Santos

Origem – O Projeto Origem une bailarinos de Brasil, Venezuela, Haiti e Síria no palco para um espetáculo de dança que traz os movimentos migratórios, mergulha na força e vulnerabilidade de se criar em um novo território. Apresentações até domingo (12). Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Entrada gratuita, sem a emissão de ingressos.

Endereços:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV - Curitiba

 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico - Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448
 

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco - Curitiba

(41) 3304-3300
 

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro - Curitiba

(41) 3232-9113
 

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro - Curitiba

(41) 3221-4951

 

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco - Curitiba

(41) 3222-8262

 

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funciona temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico - Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172
 

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro - Curitiba

 

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês - Curitiba

(41) 3331-7579

 

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel - Curitiba
 

Centro Cultural Teatro Guaíra - Curitiba

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »