10/01/2019 às 11h56min - Atualizada em 10/01/2019 às 11h56min

Prefeito de Siqueira Campos propõem ações para minimizar a falta de água no Balneário da Alemoa

David Batista - JCN
Divulgação Claret Coutinho
O prefeito de Siqueira Campos Luiz Henrique Germano, (PMDB) que estava em viajem, na semana passada, atendeu nossa reportagem por telefone e falou das medidas que pretende adotar este ano para minimizar a falta de água no Balneário da Alemoa. Durante as comemorações de Natal e Ano Novo, comerciantes, comunidade e turistas sofreram com a falta de água. Três bombas elétricas não conseguiram atender a demanda do consumo de água durante os dias de picos. Sem água uma grande parte dos visitantes acabou por deixar o Balneário e retornaram as suas cidades de origem, já os moradores se ajudaram mutuamente e buscaram solução em minas de água da região.
A prefeitura de Siqueira Campos só voltou a funcionar nesta segunda feira (7), porém o prefeito Germano, que assumiu o cargo no dia 16 de dezembro de 2018, por telefone atendeu a nossa reportagem e falou das ações e estudos que já começaram a ser feito para solucionar o problema, “fiquei sabendo do problema e Já nos dias 2 e 3 e determinei que uma equipe da prefeitura, junto com o responsável pelo controle da água fizessem um levantamento da vazão de água  no quadro urbano da Alemoa, para colocarmos em prática ações que possam resolver essa situação que a tempos assola a comunidade” disse Germano. O prefeito destacou ainda que já fez contatos com técnicos da SANEPAR, para que estudos topográficos sejam realizados, visando a colocação de registros em pontos estratégicos do Balneário, “de posse desses estudos vamos colocar registros em pontos determinados, para que manobras possam ser realizadas atendendo assim tanto a parte baixa como a alta”, afirmou.
Hoje três bombas são acionadas diariamente para mandar água para a caixa de água, que juntas conseguem bombear em torno de 16 mil litros por hora, aproximadamente 400 mil litros por dia, esse volume de água se esgota em apenas 30 minutos caso as bombas sejam desligadas.
“A água não é cobrada no Balneário, e isso faz com que o consumo não seja utilizado racionalmente, precisamos também da ajuda principalmente daqueles proprietários que dispõem de piscinas para que utilizem esse bem precioso com consciência”, finalizou o prefeito.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »