03/12/2018 às 16h02min - Atualizada em 03/12/2018 às 16h02min

5 erros para evitar ao reformar a cozinha

Antes de partir para a reforma, confira essa pequena lista de cinco erros para não cometer na hora de reformar a cozinha

revistacasaejardim.globo.com – Bianca Alvez com Helena Tarozzo

Descubra erros comuns na hora de redecorar a cozinha (Foto: Pinterest/Reprodução)
Muitos dizem que a cozinha é o coração da casa, afinal, comer é felicidade. Ela pode ser o lugar perfeito para um momento de desconexão com a vida cotidiana e pode unir amigos em para um jantar.
Não é por acaso, que as cozinhas americanas ficaram tão famosas: são práticas e reúnem os anfitriões cozinheiros aos convidados de forma mais íntima e informal. Por isso, o cômodo merece uma atenção especial quando falamos de design e reformas.
Antes de começar o quebra-quebra, as dicas abaixo indicam erros muito comuns cometidos ao planejar uma cozinha.
 
1 Negligenciar o espaço para armazenamento
Você tem uma família grande? Provavelmente, vai precisar de uma despensa maior. Coleciona conjuntos de pratos e talheres diferentes? Não se esqueça de deixar um espaço apropriado para eles.
Tenha total noção da quantidade de armários que você precisa, antes de planejar uma nova cozinha. Bancadas também devem contar com áreas para preparar as refeições. Uma dica é medir o espaço que você já tem. Se os compartimentos forem suficientes, tome-os como referência mínima para a construção de novos.
 

O janelão da cozinha foi trocado por um modelo idêntico ao antigo, que deixa a luz natural entrar em abundância. No piso, ladrilhos da Decortiles reproduzem a paginação delicada que inclui pequenas flores (Foto: Eduardo Macarios/Divulgação)
Meça o espaço dos armários da sua cozinha antiga antes de reformar, para que nunca falte espaço (Foto: Eduardo Macarios/Divulgação)
 
2 Apostar em uma tendência passageira
Você, provavelmente, vai querer reformar sua cozinha apenas uma vez na vida. O quebra-quebra, a troca de azulejos, de granito e o encanamento são pontos trabalhosos, que levam mais tempo para serem feitos. Além disso, repaginar o cômodo é, geralmente, mais caro do que fazer o mesmo em outros lugares da casa. Por isso, aposte em um design atemporal e clássico, deixando as tendências para os detalhes, como acessórios e pequenos acabamentos nas pias, que são removíveis e podem ser trocados com facilidade.
 

Sem a parede que isolava o ambiente, a cozinha se abriu para a sala de jantar e deu origem a um agradável espaço de refeições  (Foto: Produção Aldi Flosi | Fotos Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação)
Na dúvida, aposte em um design básico para a sua cozinha (Foto: Produção Aldi Flosi | Fotos Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação)
 
3 Escolher o material errado do balcão
O mármore claro está em alta e o granito é atemporal. Enquanto isso, superfícies de madeira tendem a envelhecer com maior facilidade. Dessa forma, escolha materiais duráveis e seguros para construir os seus balcões, eles podem ser mais caros, mas valem a pena se você pensar a longo prazo.
 

COZINHA | A bancada de refeições é de granito São Miguel, executada pela Rokka Mármores. A bancada da pia também é da Rokka Mármores. O piso é da Dalle Piagge Ladrilhos. Os armários são da Bontempo Gabriel (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)
COZINHA | A bancada de refeições é de granito São Miguel, executada pela Rokka Mármores. A bancada da pia também é da Rokka Mármores. O piso é da Dalle Piagge Ladrilhos. Os armários são da Bontempo Gabriel (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)
 
4 Baratear a instalação dos armários
Nós sabemos que as promessas mais baratas são tentadoras, mas as dobradiças das portas e os armários precisam estar fixos e firmes. Lembre-se sempre que é melhor apostar em serviços de qualidade, do que ter trabalho dobrado algum tempo depois. Para encontrar alguém confiável para instalar, converse com arquitetos e com amigos que já passaram por isso.
 
5 Escolher uma coifa sem graça
Nós sabemos que a função da coifa não é colaborar com a decoração. Mas, como ela fica ao nível dos olhos, é aconselhado que seja bonita e deixe o design mais moderno. Há modelos de todos os tipos, desde o mais tradicionais de inox aos de vidro. Basta escolher o que melhor se encaixa no seu orçamento e novo espaço.
 

A coifa italiana da Marchi Cucine cobre toda a área onde fica o fogão da Viking Range Brasil encaixado em nicho no tampo de inox da Mekal. Objetos e utensílios da Show de Cozinha. Piso e teto de cimento queimado da Soler e Takara (Foto: Edu Castello / Editora Globo)
Na foto, a coifa confere o estilo industrial à cozinha | Coifa italiana da Marchi Cucine cobre toda a área onde fica o fogão da Viking Range Brasil encaixado em nicho no tampo de inox da Mekal. Objetos e utensílios da Show de Cozinha. Piso e teto de cimento queimado da Soler e Takara (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »