06/06/2017 às 08h40min - Atualizada em 06/06/2017 às 08h40min

Entenda como surgiu o hábito de comer frango

Você come frango por um motivo, vem descobrir qual é!

Quem não gosta de um frango bem temperado no almoço? Um peito de frango gralhado ou até um frango assado super suculento? Esse alimento faz parte da alimentação de muita gente e está sempre presente nas refeições do dia a dia. Mas você já se perguntou por que você come frango? Claro que ele é delicioso e pode trazer muitos benefícios para a saúde, porém o hábito de comer frango começou há muito tempo atrás e por um motivo curioso. Vem saber mais com o TudoGostoso!

O hábito começou com uma proibição da igreja católica

O costume de comer frango se intensificou no período medieval. Motivação religiosa criou esse hábito. Não entendeu? Nós vamos explicar.  No período medieval a igreja católica tinha muito influência na vida cotidiana e ditava algumas práticas. Sendo assim, surgiu uma proibição para os cristãos, de não consumir animais de quatro patas durante as épocas de jejum. Cabras, cordeiros e outros animais estavam rigorosamente banidos do cardápio dos cidadãos que levavam os costumes e doutrinas à risca.

A solução era consumir animais de duas patas

Essa proibição teve grande repercussão e atingiu a alimentação de diversos países católicos. Com isso, a saída encontrada foi alimentar-se de animais com duas patas: o nosso tão querido frango! A prtir daí o frango passou a ser bastante consumido, principalmente nos períodos de jejum que podiam chegar a contabilizar um terço do ano.
 

Outras circunstâncias também levaram a população a escolher o frango como alimento

Estudos sugerem que os frangos que conhecemos datam de 920 a.C. E que eles já possuíam características de maior produção de ovos e baixa agressividade. Esses atributos se encaixavam perfeitamente a vida medieval, na qual se poderia criar esses pequenos animais em quintais. Além de não serem agressivos, eles se adaptavam bem ao local. E vamos combinar que ter uma fábrica de ovos em casa é uma ótima ideia!

Foi assim que o frango foi se consolidando como um importante alimento na nossa alimentação: com uma ajudinha da igreja católica e dos hábitos do período medieval. Ficou com vontade? Que tal um franguinho para o almoço?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »