05/07/2017 às 15h05min - Atualizada em 05/07/2017 às 15h05min

Projeto Inverno: O que você precisa saber para conseguir treinar no frio

Não é só a preguiça que você precisa espantar quando a temperatura abaixa... Os cuidados com o seu corpo e a sua rotina também têm que mudar

Emilia Kuster
Malhar no inverno é, também, questão de atitude! Porque, no friozinho, o que a gente mais quer fazer é ficar na preguiça, de preferência debaixo das cobertas. Afinal, este é um mecanismo de defesa do nosso próprio corpo para resguardar calorias que podem nos proteger. Mas quem consegue vencer esta etapa, encontrará algumas vantagens para seguir firme no treino.
 
Emagrece mais!
Uma das vantagens de fazer exercício no frio é que as condições do ambiente podem aumentar em até 30% a queima de caloria! Isso porque o nosso organismo precisa compensar o frio para manter uma temperatura equilibrada, gastando mais energia. Por exemplo, enquanto gastamos 720 kcal em uma corrida de 1 hora em dias quentes, no inverno, a queima chega a 936 kcal!
 
Igual, mas diferente
Mas nem tudo são facilidades... No inverno, as baixas temperaturas favorece a ocorrência de contraturas musculares e lesões. Portanto, aquecer antes do exercício é imprescindível. “[Depois disso], o treino poderá ocorrer de forma natural. E salas climatizadas são ideais nesta época do ano”, afirma o neurocirurgião Adriano Scaff.
 
 
Wake up, músculo
O aquecimento antes de praticar exercícios faz com que o aumento da circulação seja lento e gradual, preparando a musculatura para o esforço por vir, mas sem exigir muito dela nos primeiros minutos do esporte. “Gaste 10 minutos realizando atividades de baixa intensidade, como um trote leve ou bicicleta com pouca carga, ‘acordando’ a musculatura que será solicitada no exercício”, orienta o ortopedista Sérgio Maurício, maratonista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício.
 
Alongar, alongar e alongar
Outra dica de Sérgio é repousar de 20 a 30 segundos a cada movimento. O objetivo é que as fibras se distendam lentamente e atinjam sua melhor flexibilidade. “Em repouso, nossos músculos recebem 15-20% de nosso fluxo sanguíneo, enquanto no exercício intenso esse fluxo atinge 85-90%”, conta.
 
Treino da Mulher Maravilha
Ok, nós não somos a Diana Prince, mas o inverno é a estação ideal para intensificar o treino e conseguir atingir um resultado muito melhor em tudo o que fizermos. E não é só porque você pode queimar mais calorias... No calor, para evitar o superaquecimento quando nos exercitamos, nosso organismo produz o suor e acaba gastando energia extra para isso. No frio, a performance ganha foco total e os resultados são melhores em todos os sentidos. Seus músculos agradecem.
 
Não tombe o look
Nada de sair por aí de top e shorts agora que você sabe que o frio é amigo da queima. As roupas devem sim ser adequadas a temperatura, portanto, pode aderir a mangas longas e calças (e até a luvas e gorro em casos extremos). “Roupas adequadas evitam que o calor dissipe, mantendo o corpo aquecido”, explica Sérgio. E, como dissemos, corpo aquecido sofre menos com risco de lesões e manda muito bem na execução de movimentos!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »