30/06/2017 às 10h37min - Atualizada em 30/06/2017 às 10h37min

Xixi e cocô no lugar certo: 5 dicas para ensinar seu pet

Muitos tutores têm dificuldades em treinar os cães para que façam as necessidades nos lugares corretos. Confira as dicas

Emilia Kuster
Qualquer animal de estimação pode acabar fazendo as necessidades em lugares inadequados, fato esse que é a causa de um dos maiores índices de abandono de pets. Mas seguindo alguns passos, logo seu peludo vai aprender a usar o local mais adequado. Você só precisa de um pouco de paciência e persistência. Confira algumas dicas que a Pet Anjo separou para te ajudar nessa missão:
 
 
1- Crie uma rotina
 
Logo que chegar a nova casa, o animalzinho precisará de uma rotina para que tudo seja mais fácil. Isso inclui horário para dormir, comer, brincar e fazer suas necessidades. Se todos da casa se comprometerem, logo ele vai se acostumar.
 
 
2- Sempre no mesmo lugar
 
Eles se adaptam mais rapidamente se tiverem um canto especial para fazer cocô e xixi. Pode ser em uma área do seu quintal, uma varanda ou a lavanderia. O importante é escolher um local de fácil acesso e que não esteja ao lado da comida ou do local onde ele dorme, pois, por questões de higiene, os bichos não gostam de ir próximos aos locais de descanso ou das refeições. 
 
 
3- Aposte na recompensa
 
No começo de adaptação, sempre leve o cão ao canto do xixi, logo depois que ele tiver feito sua refeição. Quando ele conseguir fazer algo, dê um petisco como recompensa, faça um elogio ou carinho. Nunca economize a festa! Assim ele vai entender que é recompensador agir dessa maneira. E com o tempo, ele só vai melhorando ao criar hábitos rotineiros.
 
 
4- Palavra-chave
 
Você deve escolher uma palavra para “pedir” que ele faça xixi ou cocô, como por exemplo “banheiro”. Use-a quando levá-lo ao local correto para as necessidades.
 
 
5- Esqueça as broncas
 
Para educar um animal, a aposta sempre será sempre o estímulo e não a repreensão. A bronca nunca ensina e nem pense em esfregar o nariz no xixi ou cocô!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »