03/04/2018 às 13h33min - Atualizada em 03/04/2018 às 13h33min

Capoeiristas trazem medalhas para Siqueira Campos

Isaele Machado - JCN
Divulgação
No último sábado (31) aconteceu o Campeonato de Capoeira na cidade de Jacarezinho, onde capoeiristas siqueirenses junto com o Professor Wodayr José foram representar o município e obtiveram excelentes resultados.
Foram seis alunas e seis medalhas, Mikaella 1º lugar musicalidade e 4º lugar jogo individual, Pitotinha 1º lugar jogo,  Graziele Moreira 3º lugar jogo adulto, Sueli Silva 3º lugar musicalidade adulta, Roxinha 3º lugar jogo individual.
A capoeira é importante para a cultura brasileira, mas também é importante para integridade física e mental do praticante. Porque acima da luta, está o esporte e acima do esporte, a ascensão do espírito. 
A capoeira é uma arte muito rica, introduzida no Brasil. Porém, muitos brasileiros menosprezam essa cultura nobilíssima. A capoeira deveria ser introduzida em todas as escolas como disciplina da matéria de educação física. 
Os cânticos tem vastos repertórios divididos em vários estilos como lamentos, chulas, quadras, corridos e ladainhas. Várias músicas contam histórias lindas, como a história do valente Besouro (ou besouro preto ou besouro mangangá), também contam histórias de grandes mestres como o Mestre Pastinha (percursor da capoeira angola no Brasil, este aprendeu direto com um negro africano) e Mestre Bimba (percursor da capoeira regional, este introduziu vários golpes mais sofisticados). 
A maior importância cultural da capoeira no Brasil, é que ela é uma arte viva criada pelos negros escravos. É uma memória da vitória dos africanos. Tem ricos fundamentos e tradições que não estão escritos nos livros de história

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »