10/11/2021 às 09h15min - Atualizada em 10/11/2021 às 09h15min

​Escolas estaduais recebem pré-matrículas para cursos técnicos, no Paraná

Período de inscrições serve para que o estado, NREs e colégios organizem turmas de 2022. Colégios ofertarão 27 opções de cursos técnicos integrados, em 252 municípios.

Por g1 PR
Divulgação
Interessados em fazer um curso técnico, em 2022, nas escolas estaduais do Paraná, devem fazer a pré-matricula para a Educação Profissional e Técnica, segundo a Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (Seed).
Ao todo, os colégios dessa modalidade ofertarão 27 opções de cursos técnicos integrados, em 252 municípios do Paraná.
Segundo a secretaria, até 26 de novembro, os estudantes do 9º ano que vão começar o ensino médio em 2022 e desejam aliar o ensino regular a um curso profissionalizante, devem comunicar o interesse diretamente às instituições que ofertam essas vagas.
O período de pré-matrícula também está aberto para os cursos subsequentes, que são para quem já concluiu o Ensino Médio, e especialização técnica.
O processo de pré-matrícula servirá para que o estado, os Núcleos Regionais de Educação (NREs) e os próprios colégios possam se planejar para a organização das turmas.
A matrícula para a confirmação efetiva das vagas ocorrerá posteriormente, a partir do fim de novembro.
Novo ensino médio
No sistema regular do novo ensino médio, o aluno escolherá o itinerário formativo durante o ano letivo de 2022, inclusive com o apoio do novo componente curricular chamado Projeto de Vida.
Já para os itinerários formativos da formação técnica, que são cursos profissionais e técnicos integrados ao Ensino Médio, essa escolha será feita antes do início da nova etapa.
A partir de 2022, a modalidade de cursos profissionais técnicos terá duração de três anos, ao invés dos quatro.
A carga horária permanecerá a mesma, mas a redução de um ano será possível devido ao aumento da carga horária do próprio novo ensino médio, que passará de 800 para 1 mil horas por ano.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »