31/10/2017 às 11h40min - Atualizada em 31/10/2017 às 11h40min

Silhueta misteriosa na janela e dama de branco: G1 revela bastidores de histórias sombrias em casarões de Petrópolis

No Dia das Bruxas,comemorado nesta terça (31), historiador explicou como surgiram as lendas urbanas do Museu Imperial e da Casa dos 7 erros.

g1.globo.com - Aline Rickly
Os casarões históricos de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, se destacam mundialmente pela beleza arquitetônica, mas cada prédio guarda mistérios que há décadas fazem parte do imaginário dos moradores.

Para explicar estes mistérios, neste dia 31 de outubro, data em que é comemorado o Dia das Bruxas, o G1 convidou o historiador Joaquim Eloy para falar um pouco sobre como surgiram mitos como da dama de branco nos jardins do Museu Imperial e a silhueta de uma mulher em uma das janelas da Casa da Ipiranga, também conhecida como Casa dos 7 Erros.

A história sombria da Casa dos 7 Erros já foi tema de uma matéria apresentada pelo RJ Inter TV em outubro de 2015. Na época, a repórter Maria Valente, chegou a fazer uma brincadeira e deu vida à silhueta da mulher na janela.

Porém, somente ao voltar para a apresentadora no estúdio, foi revelado aos telespectadores de quem era a silhueta exibida na reportagem, e que era uma forma extrovertida de ilustrar a matéria (vídeo no link).
 

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/silhueta-misteriosa-na-janela-e-dama-de-branco-g1-revela-bastidores-de-historias-sombrias-em-casaroes-de-petropolis.ghtml

 
Mitos e verdades
Segundo o historiador Joaquim Eloy, a história da dama de branco no Museu Imperial surgiu na década de 1960, quando um jornalista da cidade precisava de uma boa história para ilustrar a capa do jornal onde trabalhava e escreveu que tinha visto a tal mulher.

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/silhueta-misteriosa-na-janela-e-dama-de-branco-g1-revela-bastidores-de-historias-sombrias-em-casaroes-de-petropolis.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »