24/10/2017 às 09h48min - Atualizada em 24/10/2017 às 09h48min

Seis dicas para curtir seu primeiro bebê (como se fosse o segundo)

Que bom seria se os pais pudessem se sentir confiantes desde a chegada do primogênito, não é? Confira as dicas

revistacrescer.globo.com - Vanessa Lima
É verdade que cuidar de duas crianças é mais difícil do que criar uma só. No entanto, a vantagem do segundo filho é já ter passado por uma experiência bem parecida – e saber que, quase sempre, dá tudo certo no final, apesar das preocupações. Que bom seria se os pais pudessem se sentir assim desde a chegada do primogênito, não é? A psicóloga especialista em maternidade e pós-parto, Luciana Rocha, de Brasília (DF), dá dicas para você aproveitar mais e se estressar menos:
 
1. Acredite em você
Pode parecer óbvio, mas na hora H não é. Então, esqueça o medo de prejudicar ou machucar seu filho. O instinto do ser humano é cuidar do outro, ainda mais quando se trata do seu bebê. Vai dar tudo certo.
 
2. Conviva com outras crianças
Se tiver a possibilidade, antes de o seu filho nascer, fique perto de outros bebês: sobrinhos, primos, filhos de amigos. A proximidade com eles ajuda a treinar o olhar e reforçar que o bebê não é assim tão frágil.
 
3. Pense mais a fundo
Antes de sair comparando seu filho com os dos outros, ou de se preocupar porque o bebê da sua amiga engatinhou antes do seu, reflita sobre essa conquista e o que ela significa. Será mesmo que é tão importante assim que a criança aprenda a se locomover dessa maneira tão cedo?
 
4. Converse
Trocar experiências com outras mães (sem focar nas comparações, é claro) é sempre útil para acalmar o coração e saber que muitos comportamentos ou acontecimentos que causam preocupação são normais e transitórios. Aposte nas amizades, nos grupos de terapia, em sessões de cinema com outros pais e bebês...
 
5. Seja honesto
Saiba desde já que você não vai conseguir dar conta de tudo sozinho – e tudo bem! É preciso mesmo ter uma rede de apoio e contar com os parentes, com os amigos, com a escola e com quantas outras pessoas tiverem disponibilidade para cuidar de uma criança. Lembre-se também de que errar é humano. E que você está nas tentativas procurando o que é melhor para a sua família sempre.
 
6. Esqueça fórmulas mágicas
A melhor forma de educar é essa ou aquela? Não há resposta. Ter em mente que não existe uma receita pronta para criar o seu bebê também ajuda a ter uma maternidade/paternidade mais pacífica. Quando se trata de um filho, não há certo e errado. O que existe é o jeito de cada família, de cada pai, de cada mãe e, é claro, de cada criança e o que funciona naquela casa. Saber disso facilita ainda a filtragem das críticas alheias, que tanto colaboram para minar a autoconfiança dos pais de primeira viagem. Força, foco e fé!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »