19/10/2017 às 10h52min - Atualizada em 19/10/2017 às 10h52min

Oito dicas para quem é desorganizado sobreviver sem precisar se organizar

luizasahd.blogosfera.uol.com.br - Luiza Sahd
Ser organizado é o sonho de todos nós. Quem é, é. Quem não é, chora. Sempre tive a sorte (ou a folga) de conviver com gente metódica que me salvou da minha própria bagunça em diversos momentos, seja ela de ordem prática, emocional ou financeira. De uns tempos para cá, o bicho começou a pegar mais porque o avançar dos anos faz com que: 1) seja ridículo precisar da ajuda das pessoas para tanta coisa; 2) todo mundo vai ficando cada vez mais ocupado com os aborrecimentos da vida adulta.
 
Essa hora, amigo desorganizado, é a hora em que temos que arregaçar as mangas e colocar a vida nos trilhos — ou, ao menos, é o que a gente supõe quando passa a morar sozinho.
 
Daí em diante, existem alguns caminhos possíveis. Um deles é tentar se enganar e passar a consumir conteúdos gerais sobre organização. Vale tudo: TED Talks, listas espertas de “faça você mesmo seu organizador de calcinhas”, ideias de Pinterest, meditação, macumba. Tentei muito, mas sendo a pessoa pragmática que sou, desistia no vigésimo segundo dos vídeos que sugeriam que eu teria uma caixa de ferramentas em casa ou que, caso tivesse, eu saberia onde ela estava guardada. A gente não sabe. Vamos cair na real, antes de mais nada.
 
Assim sendo, senti falta de um conteúdo digital que realmente atendesse às necessidades de quem é caótico, doido, distraído ou tudo isso junto. Aqui vão algumas dicas que, essas sim, têm mantido vivas muitas espécimes da nossa laia. Fé em Deus e boa sorte!
 
1- Itens de necessidade básica repetidos
Outro dia, eu só queria lavar louça e não achava o detergente. Sou esperta e tinha um novo reservado no armário da pia. Não vem ao caso, mas o original estava no banheiro porque usei para uma faxina e, bom, eu teria perdido algumas horas e fios de cabelos arrancados durante essa busca caso não fosse resignada com minha condição de senilidade precoce. Faço o mesmo com isqueiros e, hoje mesmo, ao não encontrar o que deveria estar na bolsa, lembrei de ter visto um embaixo das roupas no canto do quarto. Desses, tenho quatro. Se isso não for perspicácia, não sei o que é.
 
2- Saiba que você não perde as coisas
Toda vez que perco algo, me vem à mente o holograma do meu ex dizendo “você não perdeu. Está em algum lugar da casa ou da sua bolsa e vai aparecer. Dê tempo ao tempo”. É quase minha oração budista diária e nunca, nunca falhou. O desorganizado tem que ser, antes de tudo, uma pessoa resiliente.
 
3- Desenvolva manias
Peço perdão por dar uma dica que beira a organização, mas com algumas coisas não se brinca. Cartão do banco é uma delas, e eu perdia um por mês antes de vir morar a 8 mil quilômetros do banco. Agora, tenho a mania de conferir se ele está na carteira antes e depois de cada compra ou saque (atire a primeira pedra o caótico que nunca virou pro caixa do supermercado e disse “já volto, desculpa” na hora de pagar a compra. Eu sempre).
 
4. Não fume maconha
Nada contra maconha, inclusive tenho amigos que são maconheiros. Esse conselho é geral e não nego nem confirmo que siga à risca, mas maconha dá uma piorada significativa na vida dos desorganizados.
 
5. Faça nichos de bagunças
Meu sonho maior é fazer um vídeo tour pela minha casa começando com “OI MENINAAAAS”, e mostrando meus cantinhos da desorganização. “Aqui é o armário dos documentos [abre a porta e despencam 30 folhas de papéis importantes e passaportes antigos, tudo misturado]”; “aqui, minhas roupinhas [abre e tem um sutiã enrolado com uma calça jeans e uma blusinha]”. Não importa que esteja feio, o importante é separar sua bagunça por departamentos.
 
6. Tenha anjos
Como dito anteriormente, não dá para ficar aporrinhando as pessoas normais diariamente por conta da sua bagunça, mas todo desorganizado precisa de anjos em caso de emergência. Eleja de dois a quatro anjos que possam te ligar quando você perder o celular dentro de casa e que tenham cópias das suas chaves para quando você perdê-las. Dê amor e chocolates para essas pessoas com frequência. Elas merecem.
 
7. Rei dos alarmes
Adoro quem sugere que a gente compre agenda. Chega a despertar ternura. Gente, um caótico jamais vai anotar nada e, se anotar, não vai consultar. Isso aí não funciona. Precisamos de intervenções mais agressivas e a melhor delas é botar 284047 alarmes no celular para não perder compromissos importantes. Dê preferência aos sons mais irritantes: eles fazem com que você resolva a coisa logo pra desligar esse c*ralho de barulho imediatamente.
 
8. Evite gente excessivamente organizada
São boas pessoas, mas elas vão se irritar com você e, você, com elas. Para ser colega, assim, tudo bem. Para levar para casa, dividir intimidade, essas coisas, é perigoso. Vai que esse negócio de organização é contagioso? Sai fora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »