02/10/2017 às 10h27min - Atualizada em 02/10/2017 às 10h27min

Fusca, cachorro e música: as paixões de Emilio Dantas, o Rubinho de ‘A força do querer’

Ator que anda a bordo de um carro de 1965 comprou um american staffordshire da mão de paparazzo

oglobo.globo.com - Joana Dale
Enquanto ensaboam um Fusca, dois funcionários do lava-jato de um centrinho comercial no Itanhangá contam, orgulhosos:
 
Sabe de quem é esse Fusca? Do Rubinho!
 
Os dois não sabem que o nome do ator que interpreta o Rubinho em “A força do querer” é Emilio Dantas. Mas conhecem detalhes da trama do traficante que virou um dos destaques da novela de Glória Perez.
 
Rubinho, de fato, é o papel de maior destaque da carreira do ator carioca de 34 anos, nascido e criado entre Grajaú, Tijuca e Vila Isabel, que tem como xodó um Fusca 1965 vinho metalizado.
 
Sempre quis ter um Fusca, desde moleque. Quando sobrou um dinheirinho, resolvi me dar um de presente. Botei teto solar, banco de couro, rádio original. O nome dele é Casca Grossa, pois aguenta mesmo o rojão: já foi comigo para Ibitipoca, Trindade — conta o ator, que botou o carro para lavar enquanto conversava com a Revista Ela.
 
Além do carro, Emilio levou para a entrevista o seu cão de estimação, Chã (a ideia é ter mais dois: o Patinho e o Lagarto). Ele e a namorada, a também atriz Fabiula Nascimento, compraram o american staffordshire terrier da mão de um paparazzo, em pleno VillageMall, na Barra.
 
Já que o paparazzo ia acabar fazendo foto nossa, pedi um desconto no cão — lembra Emilio, que divide “a guarda” de Chã com a namorada.
 
Originalmente, Emilio é músico. A experiência que adquiriu como vocalista de bandas de garagem na adolescência foi essencial para a sua participação como protagonista do espetáculo “Cazuza — Pro dia nascer feliz”, que ficou em cartaz de 2013 a 2015 e o projetou nacionalmente.
 
Para mim, o sistema de trabalho de um músico e o de um ator são muito parecidos. Nos dois casos, lido com partituras. Crio os ritmos de cada cena, aumento e diminuo o volumo. Crio uma playlist para cada personagem. Não é trilha sonora. São músicas que, de alguma forma, me levam para o lugar que preciso estar com aquele personagem — conta Emilio.
 



Para compor as notas de Rubinho, ele ouviu muito Pearl Jam, The Beach Boys, Foo Fighters.
 
É o meu lado rock and roll que tem a ver com o Rubinho. Procuro estimular uma energia muito alta para baixar depois, é aí que está a calma que ele tem — explica o ator sobre o garçom que virou “barão do pó” e leva a mulher, Bibi (Juliana Paes), à loucura quando a troca pela novinha Carine (Carla Diaz).
 
Na reta final da novela, Emilio não terá férias para viajar de Fusca. Em novembro, começa a rodar o novo filme do cineasta Sérgio Rezende, com quem fez “Em nome da lei” (2016). No longa sobre os últimos dias da vida de Tancredo Neves, o ator será um assessor do político.
 
Não consigo tirar férias e ficar paradão. Em uma semana já fico tenso. Será ótimo emendar a novela no filme, com um personagem completamente diferente.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »