06/03/2020 às 14h26min - Atualizada em 06/03/2020 às 14h26min

Bruna Marquezine sobre nova fase na carreira: "Queria ter mais liberdade"

Atriz encerrou recentemente o contrato com a TV Globo e revela que já existe diálogo com plataformas de streaming

revistaquem.globo.com - Bia Rohen
Bruna Marquezine em lançamento de coleção fashion (Foto: Roberto Filho/Brazil News)
Bruna Marquezine, de 24 anos de idade, consagrou-se como uma das maiores atrizes do Brasil. Após passar anos na TV Globo, recentemente ela e a emissora encerraram o contrato e, assim, Bruna está ainda mais disponível a trabalhos com moda, cinema e plataformas de streaming e empolgada para novos desafios.
 
Em entrevista exclusiva a Quem, ela revela que, apesar do sucesso, nunca planejou alcançar outros campos do entretenimento e que se surpreende ao ser tratada pela imprensa como modelo. Pelo contrário, pretende se dedicar aos estudos de arte, atuação e fotografia.
 
Bruna ainda fala sobre ativisto. A artista é embaixadora da ONG IKMR (I Know My Rigths), de São Paulo, única no Brasil que atende exclusivamente crianças refugiadas e suas famílias por meio da arte. Ela critica o modo como o público ainda se surpreende ao vê-la com um dos assistidos pelo projeto, alertanto que conteúdos "consistentes" não repercutem.
 
Você já conquistou o público na TV e agora está alcançando espaços no cinema e na moda. O que ainda lhe falta?
Eu nunca senti, e nenhum momento da minha carreira, que faltava algo, e me sinto da mesma forma hoje. Não estou em busca de nenhum objetivo, nunca estive. Pelo contrário, tudo foi acontecendo muito naturalmente e eu não penso muito a longo prazo. Óbvio que eu tenho todo um cuidado com a minha carreira, não vou tomar qualquer decisão. Até porque, graças a Deus, meu ofício me possibilita trabalhar até o fim da vida se eu quiser, estiver disposta e me surgirem oportunidades. A única coisa que sempre me manteve com sede é trabalhar. Quero continuar trabalhando. O que me anima, motiva, são desafios. Quero dar vida a papéis que eu nunca pensei que seria capaz. Sair da zona de conforto e aprender, estudar sempre que eu tiver oportunidade. Quando acho que tenho um mês livre, encaixo alguma coisa na agenda, e acaba que estou nessa de estudar há uns dois anos e não parei ainda. Já entendi que a dinâmica vai ser outra, vou ter que optar por cursos mais curtos, mas quero porque sinto falta de cartas na manga. De alguma forma, de uma bagagem acadêmica.
 
O que pretende estudar?
De tudo um pouco. Tudo o que envolve a minha arte me interessa muito. Quero estudar, obviamente, técnicas diferentes de atuação, porque existem muitas. Acho que todas elas servem como cartas na manga. Durante um projeto, você sempre enfrenta momentos de exaustão, e precisa ter essas técnicas para acessar lugares, emoções... mas tenho vontade de estudar direção, fotografia. Também quero estudar roteiro para saber escrever e colocar as minhas ideias no papel. De tudo isso, quanto mais consciente eu estiver de cada pessoa no set, melhor o meu desempenho enquanto atriz. Tenho interesse em me aprofundar em tudo que envolve atuação.
 

Bruna Marquezine para Colcci (Foto: Marvin)

Bruna Marquezine para Colcci (Foto: Marvin)


O que esperar de Bruna na moda?
Ainda não sei. A moda é uma surpresa ainda maior pra mim. Há alguns anos eu comecei a entender a moda como ferramenta de autoconhecimento, que poderia ser divertida, e que eu poderia me descobrir por meio dela. Meu olhar começou a mudar para esse universo, principalmente quando comecei a vê-la enquanto arte. A moda já foi, quando eu era bem novinha, um saco, um fardo. 'Ah, tenho que usar certa roupa e fazer tal pose'. Achava meio chato, principalmente por ter uma obrigação com algo que não era genuíno. Mas quando eu enxerguei como arte, e tudo que a arte me toca, me emociona, me encanta, comecei a me divertir e mergulhar nesse universo. Hoje em dia, quando eu vou fazer um trabalho, principalmente um ensaio fora do país, e as pessoas se referem a mim como modelo, dou risada e acho que alguém vai falar 'ela não é modelo coisa nenhuma. Está mentindo, enganando a gente'. Porque eu nunca disse que sou. Para mim, fotografar campanhas e capas de revista sempre foi uma consequência do trabalho de atriz. E, de repente, isso foi tomando outras proporções. É divertidíssimo. No primeiro momento, ficava meio pisando em ovos, desconfortável, mas hoje acho delicioso. Até porque, de alguma forma, é representar também. Cada ensaio, cada campanha, me permite dar vida a um personagem e ter liberdade total para criar.
 
Você deixou a Globo recentemente. Vamos ver Bruna Marquezine no streaming?
Na verdade, recentemente a Globo oficializou o que eram rumores. Não foi uma quebra, foi um acordo, o encerramento do contrato. Decidimos fazer no fim do ano passado. Temos uma trajetória muito bonita juntos, desde antes da Salete, e a Globo sempre foi casa e família pra mim. Cheguei num momento da minha vida em que queria ter mais liberdade justamente para estar um mês fora estudando, trabalhando ou mergulhando em outras áreas, experimentando novidades. Eles foram muito compreensivos. É muito nova pro mercado essa informação (risos). Mas, sim, já existe diálogo com Netflix e outras plataformas. Quero trabalhar.
 

Bruna Marquezine (Foto: Marvin)

Bruna Marquezine (Foto: Marvin)


Recentemente você recebeu crianças refugiadas em sua casa. Como foi essa experiência?
Conheço aquelas crianças há quatro anos. Falo desse projeto o tempo todo, mas tudo o que repercute no Brasil é fofoca. No meu Instagram, elas estão estampadas. Conheci os pequenos quando fui convidada pela fundadora da organização para apresentar um evento junto com outros artistas, e fiquei muito impactada. Ela percebeu que eu estava extremamente tocada e me testou por quase um ano até me deixar fazer parte da ONG, até depois de mais alguns anos me deixar ser embaixadora. Quando ela me disse, há um ano, falei 'mas eu já me considerava'. Tinha criança ali que eu peguei no colo, bebê, não falava, e estava na minha piscina, nadando. Foi um fim de semana atípico porque, como elas moram em São Paulo, não é possível trazê-las para a minha casa sempre. Se elas morassem no Rio, isso seria rotina. O que aconteceu foi que elas estavam fazendo um espetáculo, junto com a companhia de teatro da Aldeia Nissi, projeto sediado na Angola. Era um fim de semana que eu estava no Rio, assisti ao espetáculo e não tinha nenhuma atividade planejada para eles, então planejei lá em casa. Mas é engraçado, toda vez que eu posto alguma coisa, as pessoas ainda se surpreendem. Isso não fica fixo porque, no dia a dia, o que repercute mais é bobagem do que coisas realmente consistentes.
 
Bruna Marquezine em campanha de perfume (Foto: Reprodução/Twitter)

Bruna Marquezine em campanha de perfume (Foto: Reprodução/Twitter)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »