26/02/2020 às 16h06min - Atualizada em 26/02/2020 às 16h06min

Dicas para deixar o quarto mais aconchegante

A arquiteta paulistana Ana Yoshida conta como misturar texturas, cores e estilos para uma decoração especial

- YARA GUERRA
Um dos segredos para trazer aconchego e conforto para um quarto é a combinação cuidadosa entre revestimento de parede, cabeceira e criado-mudo. Falando assim, até parece fácil acertar na decoração do ambiente de descanso. O difícil está em equilibrar, com estilo, os materiais e disposição dos três itens.
Mas não se preocupe! A arquiteta Ana Yoshida reuniu algumas possibilidades de combinação entre os elementos do quarto para te ajudar nessa missão. Confira!
Material versátil que permite várias combinações, a madeira é a aposta da arquiteta para ambientes de aconchego e sofisticação. “É um material que vai muito bem para compor a cabeceira e o criado-mudo. Além disso, ele combina muito com tonalidades como branco e cinza”, explica Ana Yoshida.
Além de ajudar a compor o trio perfeito, os tons quentes da madeira permitem aquecer o ambiente. Foi pensando também nisso que a arquiteta usou, em um dos seus projetos, a madeira freijó para compor a cabeceira. Buscando contrastar com o material, que segue por toda a parede, Yoshida propôs um modelo de criado-mudo branco feito em marcenaria.
Para a parede, ela pensou em um revestimento com desenhos floridos e suaves. “Essa mistura equilibrada entre as cores básicas e a madeira resultou em um quarto bonito e relaxante. Missão cumprida”, explica a arquiteta.
Em outro projeto, a arquiteta decidiu ter a madeira como elemento principal do quarto. O material se estende pelo espaço, integrando cabeceira, criado-mudo e estante de livros. Ana deixou os tons claros apenas para a roupa de cama e paredes, garantindo a harmonia de todo o ambiente.
Outra dica que ela dá para a harmonização dos quartos é deixar a parede em evidência. Para destacá-la, “vale apostar em uma pintura diferente, em um papel de parede ousado ou até mesmo em um quadro bacana”, a arquiteta aconselha.
Já no quarto acima, a fotografia combina com o papel de parede e traz tranquilidade ao ambiente. Além disso, as cores da decoração, como roupa de cama e criado-mudo, equilibram-se e garantem vida e conforto ao quarto.
Uma terceira dica que a arquiteta dá é apostar no rústico. Sempre em alta, esse estilo oferece um visual intimista e charmoso ao espaço. “Os tijolos aparentes são um ótimo recurso para quem deseja criar um refúgio dentro de casa”, finaliza.
Dessa vez, a arquiteta buscou uma atmosfera rústica e um contraste de materiais entre o revestimento da parede e o mobiliário de laca branca. Para revestir a parede principal, segundo ela, os tijolos de demolição foram cortados pela metade, um a um. O resultado foi um quarto super confortável e cheio de personalidade.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »