07/02/2020 às 14h21min - Atualizada em 07/02/2020 às 14h21min

Expedição do Conhecimento leva ações a crianças e adolescentes

Projeto Expedição do Conhecimento é uma iniciativa é da Itaipu Binacional e foi lançado no Show Rural. Governador Ratinho Junior participou do lançamento. Ação itinerante trata de questões relacionadas à sustentabilidade, como uso consciente da água

- AEN
O sistema de ensino do Paraná ganhou mais uma ferramenta de educação ambiental. Nesta quinta-feira (6), no Show Rural, em Cascavel, a Itaipu Binacional lançou o projeto Expedição do Conhecimento, uma ação itinerante que busca conscientizar crianças e adolescentes para questões relacionadas à sustentabilidade, como uso consciente da água. O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, participaram do lançamento.
O projeto foi desenvolvido pela Itaipu em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Em um caminhão-baú de 15 metros de extensão e nas tendas de apoio, o visitante percorre um roteiro pedagógico e interativo de 30 minutos, com mais de 20 atividades. Cada sessão terá capacidade para dez pessoas.
“A Itaipu é uma grande parceira do Estado em diversos projetos, como a construção da segunda ponte que liga o Brasil ao Paraguai, em Foz do Iguaçu. E essa união inclui também ações na área social, permitindo aos nossos alunos ampliar o conhecimento sobre temas importantes com o meio ambiente”, destacou Ratinho Junior. “É esse investimento em educação que realmente vai transformar a vida das nossas crianças”, acrescentou.
PROGRAMAÇÃO – A intenção inicial é levar a expedição para municípios da região Oeste do Paraná, ampliando o acesso do público às informações de educação ambiental. “Mas estamos à disposição de todos os municípios e prefeitos para fazer com que a Expedição do Conhecimento passe por todo o Paraná”, afirmou Silva e Luna.
A visita começa com um panorama sobre todas as formas de energia, desde o Sistema Solar até a energia das células humanas. O visitante também tem contato com um telescópio solar, uma maquete demonstrando como funciona uma casa sustentável e jogos interativos. Na parte interna do caminhão-baú, haverá informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia.
Em um dos pontos do circuito, poderá aprender como é possível gerar energia limpa e iluminar uma cidade pedalando uma bicicleta. Óculos de realidade virtual também levarão o público a uma imersão na Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros. Outra novidade será um painel interativo com sons de animais em extinção.
PROTOCOLO – Também durante o evento foi assinado pelo governador Ratinho Junior e pelo coordenador do Sistema Regional de Inovação (SRI)/Iguassu Valley, Jadson Siqueira, o protocolo de intenção para a implantação do Laboratório de Inteligência Artificial e Dados na Região Oeste do Paraná.
A intenção, explicou Siqueira, é trabalhar em conjunto com os parques tecnológicos já instalados na região – Biopark (Toledo), Parque Tecnológico Itaipu (Foz) e Fundetec (Cascavel) – em busca de soluções inovadores relacionadas ao agronegócio. “É usar a inteligência artificial a favor da produtividade, aumentando a produtividade do campo”, afirmou ele.
 
SRI – O Sistema Regional de Inovação é uma rede de atores que envolve agentes públicos e a sociedade civil organizada e busca promover um ambiente favorável à inovação para o desenvolvimento regional. O objetivo é conectar esses agentes territoriais para a identificação de potencialidades e a geração de soluções conjuntas que resultem em inovação, desenvolvimento científico e tecnológico.
PRESENÇAS – Participaram do lançamento o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; e da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Luiz Felipe Carbonell; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente da Celepar, Leandro Moura; os deputados estaduais Marcel Micheletto, Nelson Luersen, Soldado Adriano José, Luiz Fernando Guerra, Wilmar Reichembach, Tião Medeiros e Coronel Lee; Gugu Bueno, superintendente de Articulação Regional da Casa Civil, e Henrique Domakoski, superintendente de Inovação da Casa Civil.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »