12/11/2019 às 09h27min - Atualizada em 12/11/2019 às 09h27min

4 dicas para deixar a decoração do banheiro impecável

Inspire-se com dicas criativas e funcionais para transformar o seu banheiro sem grandes obras

- RAFAEL BELÉM
O banheiro costuma ser um dos ambientes mais delicados quando o assunto é reforma. Além da questão hidráulica, as obras no cômodo podem resultar em gastos financeiros indesejados e, pior, de recursos hídricos cada vez mais escassos. Para contornar esse problema, o arquiteto Mauricio Arruda tomou uma sábia decisão para a 4ª temporada do 'Decora', em exibição no canal GNT: nenhuma transformação realizada no programa alterou os pontos hidráulicos dos projetos.
"Sabemos que os recursos naturais, como a água, são esgotáveis e devem ser usados de maneira consciente. É por isso que as soluções que escolhemos para o banheiro devem não apenas garantir o nosso bem-estar, mas também a qualidade de vida da comunidade", justifica o apresentador. "Isso é decorar de maneira sustentável".
É possível, sim, repaginar o espaço sem levar paredes abaixo ou alterar a mecânica do cômodo. "Mudar toda a estrutura hidráulica é o mesmo que começar um ambiente do zero e deixa o processo muito mais longo, caro e trabalhoso", diz o arquiteto, que também reuniu várias dicas do programa no livro 'Decora com Mauricio Arruda', publicado pela Globo Estilo. "No lugar do quebra-quebra, busque soluções para transformar esses ambientes da maneira mais simples possível".
Abaixo, listamos 4 ideias de decoração que transformam o banheiro sem grandes obras. Inspire-se!
1. Integração do box
As portas de vidro integram visualmente a área interna do box com o restante do banheiro. Por isso, tenha o cuidado de utilizar os mesmos revestimentos dentro e fora da área do box, no piso e nas paredes, pois isso aumentará a sensação de espaço no menor ambiente de casa. E procure organizar os produtos usados no banho em nichos ou prateleiras, para manter o local visualmente limpo.
2. Metais
A lista de metais para o banheiro não é pequena. Torneiras, misturadores, acabamentos de registros, válvulas, duchas higiênicas, chuveiros e sistemas de descarga são os principais. Procure comprar itens que fazem parte de uma mesma linha para que o conjunto deles seja o mais harmonioso possível. Comece escolhendo as torneiras, pois, no final, elas também têm uma grande função decorativa no ambiente. Além disso, pense na funcionalidade, na ergonomia na hora do acionamento e também na economia de água.
3. Acessórios
Os acessórios, como ganchos, toalheiros, papeleiras e lixeiras, podem trazer um clima mais descontraído e pessoal para o banheiro. Vale garimpar esses objetos em lojas de decoração, feiras de antiguidade ou até mesmo buscar uma peça com design assinado. Às vezes basta alguns quadros na parede e uma escada utilizada como toalheiro para dar ao seu banheiro um clima menos planejado e mais aconchegante.
4. Revestimentos
Para pisos e paredes é possível aplicar novos revestimentos usando uma argamassa de assentamento própria. Revista apenas as áreas que realmente entrarão em contato direto com a água. Nos banheiros frequentados por crianças, essas áreas devem ser ainda mais generosas. Nas demais, escolha acabamentos que podem receber pano úmido para limpeza ou mesmo tintas mais resistentes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »