09/10/2019 às 10h14min - Atualizada em 09/10/2019 às 10h14min

Novo programa da Globo, 'Mestre do sabor' estreia na quinta-feira

Claude Troisgros e Batista apresentam o programa

- ISABELLA CARDOSO
Quem é fã de reality show pode começar a se animar: a TV Globo lançará amanhã um novo programa culinário, chamado "Mestre do Sabor". A atração, que já tem até uma segunda temporada confirmada, terá como apresentadores o chef francês Claude Troisgros e seu braço direito Batista. A competição será entre 24 chefs profissionais, que concorrem a um prêmio de R$250 mil. O reality irá ao ar toda quinta-feira, após a novela "A dona do pedaço".
Chamados de mestres, os jurados são o mineiro Leo Paixão, a carioca Kátia Barbosa e o português José Avillez, que, estilo "The Voice", provarão os pratos às cegas na primeira fase do programa. Formado em Medicina, Leo resolveu se render ao amor à culinária e, em seu restaurante, mescla os truques da alta gastronomia francesa com a tradição da cozinha mineira. A única jurada mulher, Kátia, já venceu mais de 30 prêmios e é conhecida pelo famoso bolinho de feijoada. Já Avillez tem entre suas marcas a curiosidade e a vontade incessante de aprender sobre diferentes culturas e é responsável por mais de 20 estabelecimentos.
Veterano na cozinha, Troisgros já apresenta o programa “Que marravilha” e “The taste”, ambos no GNT. Porém, afirmou que o desafio e a pressão da TV aberta é ainda maior. Segundo ele, o grande destaque do reality é a disputa entre profissionais do ramo da gastronomia e a valorização dos ingredientes e produtos nacionais.
Essa valorização de quem faz um trabalho no Brasil todo, do pequeno produtor, do país, faz parte do “Mestre do Sabor”. A gente, muitas vezes, não sabe de onde vêm os produtos, e eles têm uma história linda. Isso é o início de tudo — destaca Troisgros, emocionado.
Kátia também fez questão de enfatizar o foco na gastronomia do Brasil:
Eu aprendi muito sobre produtos brasileiros, coisas que a gente nem imaginava que existia. E vi de maneira diferente alguns produtos que já conhecia — conta Kátia Barbosa.
No evento de lançamento do programa, os chefs se emocionaram — Claude até chorou — e afirmaram que, apesar de ensinar e avaliar, também estão aprendendo muito com os participantes do programa. E garantem: não terá nenhum jurado carrasco na atração.
Na verdade não teve nenhum carrasco, teve quem chora mais e quem chora menos — afirma Katia.
Porém, o apresentador explicou que o principal critério utilizado para escolher os participantes é o sabor do prato:
O primeiro contato que você tem com o prato é sempre o visual, mas o mais importante de tudo é que seja bom. Aí obviamente é com a técnica, entra de tudo... A emoção que colocamos na hora de cozinhar se transporta para o prato. Mas no fim das contas, a base de tudo é se é bom ou se é ruim.
O português José Avillez completou dizendo que um dos fatores básicos para um bom prato são os ingredientes, e isso os participantes terão de sobra. A atração contará com um mercado de opções disponível durante toda a prova, com produtos de pequenos produtores.
Avaliamos sabor, textura, cocção... Olhamos para a criatividade e a parte estética, mas temos critérios mais à frente.
De 60 participantes iniciais, 24 serão escolhidos e divididos em três times de oito. Caso sejam selecionados por mais de um jurado, os competidores poderão escolher em qual time vão ficar. Segundo os mestres, é uma tarefa difícil avaliar os pratos, já que todos os participantes já são chefes profissionais. Entre tantas eliminações, os jurados destacam um fator importante: a empatia.
As falhas existem e a gente enumera. O fato de ser às cegas deixa a gente muito mais livre para fazer as interpretações — explica Leo Paixão: — A gente tem um respeito muito grande por todos os participantes, e a gente tem essa empatia: somos cozinheiros profissionais, podia ser nós cozinhando. Todos os problemas que eles enfrentaram, nós poderíamos enfrentar também.
Conheça as fases do programa:
1ª - Prato de entrada
Chefs profissionais de todo o Brasil disputarão as 24 vagas do "Mestre do sabor". Leo Paixão, Kátia Barbosa e José Avillez degustam os pratos às cegas e decidem se o candidato merece uma das vagas de seu time. Se a pessoa for selecionada por mais de um jurado, ela é quem escolhe em qual time vai seguir.
2ª - Na pressão
Na primeira fase desta etapa, cada time cozinha um menu completo, com orientação de seu mestre. Quem avaliará os pratos é o apresentador. O grupo que tiver o melhor menu ganha imunidade.
Os outros dois times passam para a próxima parte da disputa, na qual cada participante cozinha individualmente. Os mestres, então, avaliarão cada prato e escolherão duas pessoas para deixarem a disputa.
3ª - Duelos
A terceira fase do programa será definida em mata-mata entre os participantes, por escolha dos cozinheiros. O melhor chef de cada duelo continua na competição.
4ª - Na balança
Na primeira etapa desta fase, os chefs cozinham um prato e os jurados elegem, cada um, seu preferido. Os escolhidos já se classificam para a semifinal. Os participantes restantes, então, preparam outro prato. Novamente, os mestres elegem os três preferidos, que também passam para a próxima fase.
5ª - Semifinal
Dos 24 participantes iniciais, só seis vão para a semifinal. Na primeira fase, os chefs cozinham e voltam a ser avaliados por Claude, que escolhe dois para a grande final. Os quatro cozinheiros que restam, preparam novos pratos, desta vez para os mestres. Os três jurados definem os outros dois competidores que também disputarão o prêmio final.
6ª - Final
A grande final também tem duas etapas surpresas e vai ao ar ao vivo. O grande campeão faturará R$ 250 mil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »