10/07/2018 às 15h55min - Atualizada em 10/07/2018 às 15h55min

87ª FESTA DO SENHOR BOM JESUS DA CANA VERDE SIQUERA CAMPOS - PR

REDAÇÃO
A comunidade católica de Siqueira Campos já se prepara para mais uma festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, evento religioso de nível estadual e interestadual que anualmente movimenta em torno de 100 mil pessoas, nesta época do ano. Os peregrinos são oriundos dos mais diversos lugares do país, mas principalmente desta região do Norte Pioneiro do Paraná e do Sul de São Paulo.
A festa está em sua 87ª edição e neste ano em especial a temática irá abordar os 90 anos de criação da Paróquia Divino Espírito, a qual o Santuário faz parte,  bem como a evangelização que os Freis Capuchinhos realizam desde o início da Paróquia em 1928. Teremos como lema a passagem do Livro do Profeta Isaias: "O Espírito do Senhor está sobre nós" e como tema: "90 anos Evangelizando na Força do Divino Espírito Santo."
A devoção se dá em torno da milagrosa imagem do Senhor Bom Jesus, datada dos anos de 1800, supostamente advinda das terras de Minas Gerais, e esculpida senão por Antônio Francisco de Lisboa (Aleijadinho) ou por um de seus alunos. O olhar da imagem transmite a nós o Jesus Cristo que se prepara para a sua paixão, já todo flagelado, com coroa de espinhos e cana verde na mão
Nos próximos finais de semana já acontecerão eventos que antecedem a festa. No dia 21/07 à partir das 17h no Recinto Corrida do Ouro acontecerá o leilão do gado. E no dia 22/07 com a Missa das 18h no Santuário, acontecerá a solene cerimônia da troca do manto, onde toda a comunidade em profundo respeito se reúne para ouvir lindos testemunhos de graças alcançadas e participar desta celebração onde anualmente se troca o manto da Imagem milagrosa, uma equipe já vem há meses preparando e desenhando este novo manto, que será revelado neste dia.
Os festejos terão início no dia 27/07 às 19h, quando acontecerá a  procissão luminosa saindo da Igreja Matriz, com a imagem do Senhor Bom Jesus até o Santuário onde ocorrerá a Santa Missa de abertura da festa. Durante os dias 28/07 a 05/08 acontecerão as novenas em preparação ao dia do Senhor Bom Jesus, com os seguintes horários: 07h, 18h e 20h no Santuário e às 15h na Igreja Matriz, será um momento de relembrar toda a nossa história enquanto Paróquia,  com a presença e pregação dos párocos que por Siqueira Campos passaram.
Durante os 9 dias haverá tendas, parques de diversão, praça de alimentação e serviços nos pavilhões. Teremos a venda dos tradicionais pastéis de polvilho e churrasco.
E no dia 06/08, dia dedicado ao Senhor Bom Jesus as comemorações têm início logo pela manhã às 07h com Santa Missa,  a partir deste horário ocorrem  missas de 1h30 em 1h30. E procissão às 15h com a Imagem do Senhor Bom Jesus saindo do Santuário.
Os freis: Carlos Gonzaga Vieira (reitor), Adelmo Pavides (pároco). Euzébio Luis e Roque da Silva (vigários). A comissão de festas, os festeiros e a comunidade católica de Siqueira Campos convida a cada um, com imenso carinho para participar dos festejos. E roga as bênçãos do Senhor Bom Jesus da Cana Verde a cada um que chegar esta nossa mensagem. Paz e Bem!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »