02/10/2019 às 12h25min - Atualizada em 02/10/2019 às 12h25min

Administração municipal conta com trabalhos ampliados em todos os setores

Isaele Machado - JCN
Divulgação
A Prefeitura Municipal de Siqueira Campos está focada em ampliar os trabalhos em todas as áreas da administração. A Secretaria Municipal de Educação comandada agora por Silvia Adriana está ganhando destaque devido aos trabalhos ampliados na área, está havendo melhorias no transporte escolar visando manter os alunos mais seguros e até a alimentação na escola será reavaliada e acompanhada por nutricionista.
Na área da saúde algumas modificações foram feitas, porém os bons trabalhos executados anteriormente permanecem. A Unidade de Saúde Carlos César de Siqueira recentemente realizou campanha Saúde Bucal na Escola Arthur com a Técnica em Saúde Bucal Márcia Ribeiro Bento. Outros projetos neste sentido buscam melhorar o acesso à saúde bucal dos alunos.
Outro setor que está rendendo bons frutos é a Secretaria de Obras, tendo como secretário Alisson Santos muitas reivindicações da população estão sendo atendidas, desde melhorias em estradas rurais, bem como limpeza na cidade. O setor de obras também está dando auxílio à secretaria de educação, já que alguns reparos em escolas que estão ao alcance estão sendo feitos.
O Departamento de Agricultura continua trabalhando projetos voltados aos produtores rurais e em conjunto com a secretaria de obras está sendo possível melhorar o escoamento da produção, já que as estradas estão sendo recuperadas.
Departamento Municipal de Assistência Social, tendo Gilson Silva como secretário, está realizando vários trabalhos. Na semana passada teve palestra com o tema “Família Paranaense”, ministrada pela Doutora Porcina Souto que é Secretária da Família, Justiça e Trabalho do Escritório Regional de Jacarezinho.
O objetivo é realizar a promoção social das famílias incluídas através de cursos, encaminhamento para oportunidades de empregos e incentivos financeiros para os agricultores em situação de vulnerabilidade social.
O Departamento Social também está dando cursos de corte e costura, visando proporcionar maior qualidade de vida e geração de emprego à população. Em setembro o Departamento Social deu início ao Projeto de Corte e Costura através do CRAS. Este tipo de curso não era realizado há mais de dez anos.  
Segundo Gilson Silva – Diretor do Departamento, houve um grande empenho e dedicação para a conquista das máquinas de costura projeto voltasse a atividade.
“Tendo em vista que a procura do curso para formação de novos profissionais é muito grande no município, a área têxtil é segunda que mais gera emprego, com isso foi viabilizado principalmente para as famílias do Bolsa Família, e já há lista de espera pra novo curso. A duração é aproximadamente 60 dias para formação e a maioria já sai com emprego”, explicou Gilson.
Para se inscrever basta procurar o Departamento Social e aguardar a próxima turma, são 15 pessoas e a duração diária é de 4 horas. O Departamento ainda está indo atrás de novos cursos que atendam a demanda.
Quanto à Secretaria de Obras os trabalhos continuam intensamente principalmente nas estradas rurais do município. O foco é beneficiar os pequenos produtores rurais que utilizam essas vias diariamente. Recentemente foi feito patrolamento na estrada que liga ao Bairro Água Fria e patrolhamento na estrada rural Wilson Fontanelli até a lavanderia, realizada limpeza de entulhos no Bairro Barbosas, Vila Nova e demais bairro, vale ressaltar que havia reclamação de que há vários meses esse tipo de trabalho não estava em atividade no bairro.
A secretaria também fez patrolamento na estrada que liga ao Bairro Água Fria e patrolhamento na estrada rural Wilson Fontanelli até a lavanderia. A estrada do Bairro Gramado de Cima também foi recuperada e agora os funcionários estão executando obras no Jardim Planalto, onde será feita uma quadra de esportes.

 
Prefeito Bí busca soluções para melhorar o abastecimento de água em Siqueira Campos
Na semana passada o prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno – Bí, esteve em reunião com o Diretor de Operações da SANEPAR, onde firmou compromisso para abrir mais um posto artesiano no município, com intuito de aumentar a capacidade de abastecimento.
Os municípios do Norte Pioneiro do Paraná estão sofrendo com a falta de água, Siqueira Campos e Ibaiti estão em situação crítica. Segundo o Coordenador de Rede da Sanepar – Eldes Vicente Gonçalves Ramos, Siqueira Campos está sendo abastecida por caminhão pipa, são 2 milhões de litros de água por dia, 40% da água está sendo retirada de poços artesianos, 40% através de caminhão pipa e apenas 20% está vindo do rio.
Eldes informou que a Sanepar está em atividade durante 24 horas para suprir a demanda, sendo que há dois caminhões da Sanepar e uma empresa de Curitiba foi contratada para auxiliar no abastecimento. O nível do rio está 60% abaixo da normalidade.
Na mesma semana o prefeito Bí e os vereadores Manoel Estevam Velasque, Rodrigo Garanhani e Marcos Adriano dos Reis estiveram na Secretaria de Estado da Educação - SEED, em reunião com Marcelo da Silva e o Elisandro – Diretor Geral da SEED.  Durante a reunião o prefeito Bí e os demais vereadores discutiram acerca da Escola da Gabiroba que está praticamente fechada, a intenção é adotar medidas para impedir o fechamento.
Outro assunto colocado em pauta se refere à regularização dos documentos de dois ônibus e uma kombi, aproveitando a oportunidade, Bí reivindicou mais três ônibus para frota escolar. “Foi uma reunião proveitosa, nós estamos na luta para melhorar cada dia mais a educação do município”, destacou Bí.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »