26/09/2019 às 10h24min - Atualizada em 26/09/2019 às 10h24min

Mais de 34 mil alunos da UFPR podem ficar sem aulas ainda neste ano, diz instituição

Por Thais Kaniak, G1 PR — Curitiba
Luana é estudante de medicina veterinária na UFPR — Foto: Arquivo pessoal
Se o atual corte de verbas na Educação for mantido pela União, os mais de 34 mil alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) podem ficar sem aulas neste ano, de acordo com a instituição.
O Ministério da Educação (MEC) foi alvo de dois contingenciamentos neste ano, determinados pelo governo federal como forma de enfrentar a crise econômica.
Segundo a UFPR, a data que as aulas deixarão de ser oferecidas ainda não foi definida. Mas, a medida será efetuada ainda em 2019 e atingirá todos os cursos.
Ao todo, são 164 cursos de graduação, 45 cursos de especialização, 89 mestrados e 61 doutorados. Quase 28 mil alunos são estudantes da graduação, e outros 6,2 mil da pós-graduação.
 'Transtorno total'
Luana Inkote Bertolin, de 20 anos, faz medicina veterinária na UFPR no campus de Palotina, no oeste do Paraná. Natural de Curitiba, optou em estudar em outra cidade por se tratar de uma universidade federal.
A jovem está no 7º período do curso, e a possibilidade de as aulas serem suspensas preocupam Luana: "Não sei o que faria. Com certeza seria frustrante, faltando apenas dois anos para me formar e sem condições de fazer uma faculdade particular".
Além da questão das atividades acadêmicas, Luana teria que lidar com as despesas da moradia, já que precisa pagar aluguel enquanto estuda em outra cidade.
Luana é atendida pelo Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante da UFPR (Probem).
O Probem foi criado para apoiar estudantes com fragilidade socioeconômica e que precisam de ajuda financeira para se manter no curso.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »