23/09/2019 às 14h08min - Atualizada em 23/09/2019 às 14h08min

Sorvete caseiro: receitas fit, naturais e saudáveis de gelatos, sorbets e picolés deliciosos

Neste Dia do Sorvete, descubra que fazer o doce em casa é mais fácil do que se pensa. Você só vai precisar de um processador e de ingredientes de qualidade

globoesporte.globo.com - Gabriela Bittencourt, para o EU Atleta
Foto: Istock Getty Images
Hoje, 23 de setembro, é o Dia do Sorvete. Data perfeita para quem quer uma desculpa para sair da dieta ou para uma pequena indulgência. Mas atenção: as tradicionais versões industrializadas são ricas em gordura hidrogenada, açúcar, emulsificantes e estabilizantes. A boa notícia é que há opções de sorvete saudáveis que são muito fáceis e rápidas de se preparar em casa. O EU Atleta reuniu algumas receitas de sorbet, cuja a base é de água, e gelatos, que levam leite na receita, com ingredientes mais naturais, como frutas, cacau e castanhas.
 

Um brinde ao sorvete no seu dia — Foto: Istock Getty Images
Um brinde ao sorvete no seu dia — Foto: Istock Getty Images
 
A nutricionista Carolina Yamin Abdelnur comenta que dá para encontrar produtos saudáveis que podem ser uma opção naqueles dias em que bate uma vontade de comer um doce ou mesmo em uma situação social. É o caso dos gelatos italianos e do sorbet. Há até produtos industrializados com alternativas para a gordura hidrogenada e açúcar, contando portanto com ingredientes mais naturais. A nutricionista, pós-graduada em Neurociências pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, recomenda cautela com restrições alimentares totais. O certo é fazer uma autoavaliação e ponderar se comer ou não vale a pena.
 
– Mas quem tem diabetes ou problemas cardiovasculares, em um contexto geral, deve prezar mais por alimentos naturais. Pode até ser o sorvete caseiro ou o sorbet, que não tem componente estimulante tão forte como os sorvetes tradicionais. É preciso desmistificar que fazer sorvete em casa é difícil. Fazer sorvete é muito fácil! A pessoa precisa apenas de um processador de alimentos. O custo é baixíssimo e você controla a quantidade de gordura e de açúcar – incentiva.
 
Com o apoio de Carolina, listamos a seguir as principais características de sorvetes, gelato e sorbet. Conheça!
 
Sorvete

Não é preciso cortar o sorvete industrializado da sua vida, mas sempre avalie se vale a pena consumir essa guloseima, atentando para a frequência e tamanho da porção — Foto: Unsplash
Não é preciso cortar o sorvete industrializado da sua vida, mas sempre avalie se vale a pena consumir essa guloseima, atentando para a frequência e tamanho da porção — Foto: Unsplash
 
Costumamos chamar de sorvete os industrializados, normalmente alimentos com caloria vazia, sem componentes nutricionais e ricos em ingredientes de má qualidade, como gorduras, açúcar e corantes. A maioria dos sorvetes industrializados conta com gordura hidrogenada em sua composição. É esse ingrediente que deixa a massa mais aerada. Para que mantenha essa estrutura, o sorvete contém ainda conservantes e emulsificantes. Mesmo as versões industrializadas que não levam gordura hidrogenada e não são tão cremosas contam com muito açúcar, conservantes e outros tipos gordura, entre os ingredientes.
 
Por essas características, o sorvete industrial é um alimento altamente estimulante e com capacidade de gerar um vício, assim como sustâncias como álcool e tabaco. Isso não significa que ele precisa ser eliminado completamente da vida. Até porque é um produto que tem um componente social muito forte e restrições drásticas podem significar um comprometimento dessas ocasiões.
 
O segredo está no equilíbrio na proporção que se come e na atenção se o consumo é feito em um momento gostoso ou por uma necessidade de ficar bem e aliviar o estresse e a ansiedade. É preciso cuidado para não se acostumar a fazer essas compensações com recompensas estimulantes como os alimentos industrializados, a exemplo do sorvete. Em momentos de estresse e ansiedade, deve-se buscar outras formas para se acalmar, como o conforto da família ou a prática de atividades físicas, por exemplo.
 
Gelato

Gelatos são mais artesanais e contam com ingredientes naturais como o cacau, na versão de chocolate — Foto: Pexels
Gelatos são mais artesanais e contam com ingredientes naturais como o cacau, na versão de chocolate — Foto: Pexels
 
O que dá a textura nesse tipo de sorvete é o seu processo de produção, e não o acréscimo de gorduras, estabilizantes e emulsificantes. Encontrados em sorveterias especializadas, os gelatos têm o leite como base. Geralmente são mais equilibrados em quantidade de açúcar e contam com componentes de sabores naturais. No caso de versões de baunilha e de chocolate, usa-se a fava e o cacau, respectivamente.
 
Por isso, o gelato tem mais benefícios em relação aos sorvetes industrializados. Um sorvete de cacau, por exemplo, conta com antioxidantes, gordura boa e ainda estimula a liberação de serotonina. Já nas opções com frutas, como morango e laranja, há um consumo de fibras e outros nutrientes presentes no alimento.
 
Não é por ser mais saudável do que o sorvete industrializado que o uso do gelato deva ser indiscriminado. Tenha atenção à frequência com que se consome, à porção e seus ingredientes, para evitar ingerir muitas calorias e aumentar a insulina, que vão favorecer o ganho de peso e outros problemas metabólicos e de saúde.
 
Sorbet

Dentre as opções mais saudáveis está o sorbet, que é à base de água e frutas — Foto: Unsplash
Dentre as opções mais saudáveis está o sorbet, que é à base de água e frutas — Foto: Unsplash
 
Assim como no caso do gelato, sua textura é alcançada por meio do processamento dos ingredientes, não com adição de componentes como estabilizantes e emulsificantes. O sorbet é feito à base de água. Não se usa gordura hidrogenada ou do leite em sua composição. Para conferir o sabor, o sorbet leva frutas em sua receita. Por isso, quando comparado ao sorvete industrializado e até ao gelato, trata-se da opção mais saudável.
 
Receitas caseiras
Nutricionista Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Clarissa Hiwatashi Fujiwara sugere algumas opções de sorbet e sorvetes bem simples de preparar. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), ela comenta que, com o congelamento das frutas, podem ser formados cristais de gelo, por causa da água desses ingredientes. Sendo assim, ao fazer sorbet ou picolé e sorvete, se for congelá-los para consumo posterior, é possível usar emulsificante natural como a goma xantana, que manterá a textura mais macia e cremosa. Tente variar nas opções de frutas. Use morango, amora, framboesa, mirtilo, abacaxi, mamão, abacate ou kiwi. Utilizar a banana como base cremosa é também uma ótima pedida, como veremos abaixo.
 

Ao fazer sorvete em casa, dá para variar nas opções de frutas e usar formas de picolé para tornar o consumo ainda mais divertido — Foto: Unsplash
Ao fazer sorvete em casa, dá para variar nas opções de frutas e usar formas de picolé para tornar o consumo ainda mais divertido — Foto: Unsplash
 
Modo de preparo das opções de sorbet:
 
1 - Misture todos os ingredientes, incluindo as frutas congeladas, no liquidificador, mixer ou processador de alimentos para obter consistência homogênea. Se preferir, pode misturar até deixar pequenos pedaços das frutas;
2 - Sirva a seguir ou leve ao congelador por quatro horas, para firmar mais;
3 - Se desejar, utilize adoçante sucralose ou açúcar, lembrando-se sempre da seguinte regra: quanto menos, melhor.
 

Sorbet de banana — Foto: Istock
Sorbet de banana — Foto: Istock
 
Sorbet de banana com chia
Ingredientes:
 
* 1 banana prata congelada (a partir de 4h no congelador),
* 1/2 colher de sopa de semente de chia,
* 1/2 colher de sopa de cacau em pó.
 

Sorbet de manga é uma das opções infalíveis de sorvete caseiro — Foto: Pixabay
Sorbet de manga é uma das opções infalíveis de sorvete caseiro — Foto: Pixabay
 
Sorbet de manga
Ingredientes:
 
* 2 mangas congeladas (a partir de 4h no congelador),
* 100 ml de suco de laranja,
* 1 colher de sopa de suco de limão siciliano.
 

Picolé de laranja com iogurte — Foto: Istock
Picolé de laranja com iogurte — Foto: Istock
 
Picolé de laranja com iogurte
Ingredientes:
 
* 1 pote de iogurte natural desnatado.
* 4 colheres de sopa de suco de laranja natural.
* Adoçante culinário a gosto.
* Essência de baunilha (opcional).
 
Modo de preparo:
1 - Siga o mesmo passo a passo indicado para fazer o sorbet,
2 - Use formas de picolé para colocar a mistura e levá-la ao congelador.
 

Adicione gengibre em pó a sorvetes caseiros, como na versão com manga — Foto: Pixabay
Adicione gengibre em pó a sorvetes caseiros, como na versão com manga — Foto: Pixabay
 
Sorvete de manga com gengibre
Ingredientes:
 
* 1 manga congelada (a partir de 4 horas no congelador).
* 1 colher de sopa de leite de coco light.
* 1 colher de café de gengibre ralado ou em pó.
* Folhas de hortelã para decorar.
 
Modo de preparo:
1 - Bata a manga com o leite de coco até ficar cremoso,
2 - Misture o gengibre e decore com a hortelã.
 

O sorvete à base de banana pode ser misturado a várias frutas e ingredientes — Foto: Getty Images
O sorvete à base de banana pode ser misturado a várias frutas e ingredientes — Foto: Getty Images
 
Sorvetes variados com massa de banana
A nutricionista Carolina Yamin Abdelnur também sugere receitas fáceis, baratas e sem contraindicações, podendo ser consumidas até por pessoas com doenças crônicas como diabetes e problemas cardiovasculares. Para a massa, usa-se banana congelada. Não é preciso nem mesmo uma máquina de sorvete. Um bom processador de alimentos já é suficiente. É possível criar uma variedade de combinações: com cacau, frutas, suplementos alimentares como o whey protein e até componentes inusitados como açafrão. Aproveite para explorar a sua criatividade e testar ingredientes diferentes.
 
No entanto, vale um lembrete especialmente para quem tenta controlar o peso ou tem diabetes. Cuidado com excessos. Consuma esse sorvete em um momento em que comeria uma fruta, por exemplo. A diferença dessa versão está na qualidade dos ingredientes, uma vez que há o potássio e fibras da banana, além outras propriedades, dependendo dos demais componentes. É o caso de vitaminas e carotenoides, quando usado o morango, ou de uma gordura boa, quando se opta pelo coco. Esse é um sorvete com benefícios, mas ao calcular as calorias, o total pode ser muito semelhante ao de um produto industrializado.
 
Modo de preparo comum a todos:
1 - Para cada porção, considere uma banana. Prefira banana nanica, que, por ser mais doce, não demanda o uso de ingrediente para adoçar;
2 - Corte a banana em pedaços e leve-a ao congelador por pelo menos uma hora ou até ficar totalmente congelada. Em pedaços, a fruta congelará mais rápido. Vale acrescentar que a banana pode ficar conservada no congelador por quatro a seis meses;
3 - Coloque a banana e os demais ingredientes em um processador de alimentos e bata até chegar à textura de sua preferência. Se for o caso, acrescente mais um pouco do líquido escolhido para a mistura até alcançar a consistência que considere ideal.
 
Sorvete de massa de banana com morango
Ingredientes:
* 1 banana congelada,
* 5 morangos pequenos congelados já higienizados e picados,
* 1/4 de xícara de leite vegetal, de leite de coco ou água.
 

Sorvete de chocolate feito com banana, cacau e água — Foto: Divulgação/Nutricionista Carolina Yamin Abdelnur
Sorvete de chocolate feito com banana, cacau e água — Foto: Divulgação/Nutricionista Carolina Yamin Abdelnur
 
Sorvete de massa de banana com chocolate
Ingredientes:
 
* 1 banana congelada.
* 1 colher de sobremesa de cacau em pó, de preferência ao alcalino, por ser mais saboroso.
* 1/4 de xícara de leite vegetal, de leite de coco ou água.
 

É possível adicionar pedaços de chocolate amargo à mistura com banana, cacau e água ou leite vegetal — Foto: IStock Getty Images
É possível adicionar pedaços de chocolate amargo à mistura com banana, cacau e água ou leite vegetal — Foto: IStock Getty Images
 
Sorvete de massa de banana com chips chocolate
Ingredientes:
 
* 1 banana congelada.
* 1 colher de sopa de chocolate meio amargo picado.
* 1 colher de sobremesa de cacau em pó, de preferência alcalino.
* 1/4 de xícara de leite vegetal, de leite coco ou água.
 
Sorvete de massa de banana com coco
Ingredientes:
 
* 1 banana congelada.
* 2 ou 3 cubinhos de leite de coco congelado em uma forma de gelo.
* 1 colher de sopa de coco tipo seco. Caso prefira, não bata o coco junto com os demais ingredientes. Dá para colocá-los em cubinhos sobre o sorvete.
* 1/4 de xícara de leite vegetal, de leite de coco ou água.
 

Abuse da criatividade e aposte em ingredientes diferentes como o açafrão, que vai bem no sorvete de manga com massa de banana congelada — Foto: Pixabay
Abuse da criatividade e aposte em ingredientes diferentes como o açafrão, que vai bem no sorvete de manga com massa de banana congelada — Foto: Pixabay
 
Sorvete de massa de banana com manga e açafrão
Ingredientes:
 
* 1 banana congelada.
* 1/2 colher de café de açafrão.
* 1/2 xícara de manga.
* 1/4 de xícara de leite vegetal, leite de coco ou água.
 
Sorvete de massa de banana com abacaxi com hortelã
Ingredientes:
 
* 1 banana congelada.
* 1 rodela de dois ou três dedos de abacaxi (picada e congelada).
* Hortelã fresca a gosto (use pelo menos quatro folhinhas para dar sabor).
* 1/4 de xícara de leite vegetal, leite de coco ou água.
 

Dá até para usar whey protein ao fazer sorvete com a massa de banana — Foto: iStock Getty Images
Dá até para usar whey protein ao fazer sorvete com a massa de banana — Foto: iStock Getty Images
 
Sorvete de massa de banana com whey protein
Ingredientes:
 
* 1 banana congelada.
* 15 g de whey protein.
* Medida do ingrediente de sabor escolhido, como morango ou cacau.
* 1/4 de xícara de leite vegetal, leite de coco ou água.
 

Faça um chá de gengibre natural para acrescentar na receita de sorvete de massa de banana com damasco — Foto: Istock
Faça um chá de gengibre natural para acrescentar na receita de sorvete de massa de banana com damasco — Foto: Istock
 
Sorvete de massa de banana com chá de gengibre e damasco
Ingredientes:
 
* 1 banana congelada.
* Damasco seco não congelado a gosto.
* 1/4 de xícara de chá gelado de gengibre natural.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »