19/09/2019 às 18h41min - Atualizada em 19/09/2019 às 18h41min

Governador destaca uso da tecnologia a favor do Estado

Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (19) da abertura do 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão. Ele destacou os programas e projetos inovadores implantados pelo Estado nesses primeiros meses de gestão

AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior defende o uso da tecnologia a favor do Estado como instrumento para facilitar a comunicação com a população. Ele reforçou nesta quarta-feira (18), na abertura do 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão, em Curitiba, as ações do Governo para fazer do Paraná um dos estados mais modernos e inovadores do País.
O governador destacou que a união das mídias tradicionais como rádio, jornais e televisão, com a internet, possibilita ao Estado uma comunicação mais eficaz e abrangente, atingindo um volume maior de pessoas.
“A comunicação muda constantemente. Há muita tecnologia disponível que tem de ser usada a favor do cidadão. Hoje você lança um aplicativo e muda completamente o comportamento da população”, afirmou. “E as mídias mais tradicionais ajudam a expandir essa informação com credibilidade”, acrescentou.
Ele citou como exemplos desta convergência tecnológica programas recentementes implementados pelo Estado, como o Descomplica (que permite abertura de empresas de menor risco em apenas 24h), os aplicativos da Secretaria da Educação que permitem avaliações periódicas dos alunos e controle de frequência, o Paraná Serviços, que facilita a contratação de profissionais autônomos, e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma-robô que orienta os cidadãos em mais de 380 serviços.
“A máquina pública por característica sempre esteve muito distante disso tudo. O que estamos buscando no Governo do Estado é acompanhar toda essa tecnologia. Quem não acompanhar estará fora do mercado”, disse.
TURISMO – O governador destacou também ações destes primeiros meses de gestão que têm buscado facilitar a comunicação com os paranaenses. Citou a mudança de perfil na programação da televisão pública, que passou a se chamar Paraná Turismo, buscando fortalecer e divulgar as atrações do Estado.
“Como alguém vai saber se determinada cidade é um lugar agradável, o que tem de bom para oferecer? A televisão ajuda nessa promoção do Estado para o próprio Paraná e para o Brasil”, afirmou.
COPEL – Outro ponto lembrado foi a renovação da parceria por parte da Copel com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) para a veiculação de mensagens de utilidade pública sobre fornecimento, geração e transmissão de energia.
O acordo anual prevê 11 inserções diárias, de segunda a sábado, em cada uma das 300 emissoras associadas à Aerp, o que dá cerca de 100 mil divulgações do por mês e pouco mais de um milhão por ano.
“É uma parceria que ajuda o Governo a chegar até a população. E ajuda também as emissoras de rádio a avançar em aspectos tecnológicos”, disse Alexandre Barros, presidente da Aerp.
O secretário de Estado da Comunicação Social e Cultura, Hudson José, ressaltou a importância da parceria na construção da comunicação pública. “Precisamos usar essas novas tecnologias a serviço dessa junção com as mídias tradicionais. Essa é a forma de comunicar do Governo: inovadora, transparente e acessível”, ressaltou.
CONGRESSO – A cada dois anos a Aerp e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR) promovem o Congresso Paranaense de Radiodifusão. Em 2019, a 25ª edição terá como tema “A Força da TV e do Rádio Multiplataformas”. O evento vai até esta sexta-feira (20) na sede social do Paraná Clube, em Curitiba.
PRESENÇAS – Participaram também da cerimônia de abertura o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara; e os deputados estaduais Emerson Bacil e Luiz Carlos Martins.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »