17/09/2019 às 16h54min - Atualizada em 17/09/2019 às 16h54min

Prefeito Dr. Antonely lança Programa Compra Direta 2019 e beneficia produtores rurais do município

Assessoria
Divulgação
O prefeito Dr. Antonely Carvalho participou na última quinta-feira (12) do lançamento oficial do Programa de Aquisição de Alimentos, o Compra Direta em Ibaiti 2019. O lançamento foi realizado no salão de Eventos da Sociedade Rural, Regional de Ibaiti – SORRI durante o 1º Encontro do Agronegócio de Ibaiti.

Participaram, além do prefeito, o vice-prefeito Ulisses Mingote, o chefe do escritório regional da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento - SEAB de Jacarezinho, Fernando Manoel Gonçalves Vieira, o gerente do escritório regional da Emater de Santo Antônio da Platina, Maurício Castro Alves, o gerente municipal do escritório da Emater de Ibaiti, Luiz Ronaldo Ferri, o vereador André Zaninetti de Matos representando a Câmara Municipal, a coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar Regional Maria Pavani, a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos do município de Ibaiti Karina Manabe, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica de Ibaiti Kelly Cristina de Barros, demais autoridades e produtores rurais.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e é destinado às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, famílias atendidas pela rede socioassistencial e pela rede pública municipal (merenda escolar). Em Ibaiti, o programa recebe produtos de mais de 30 famílias de agricultores sendo eles produtos convencionais e orgânicos.

O programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

Para este ano de 2019 serão liberados R$ 130.000,00 para o programa Compra Direta em Ibaiti, sendo que cada unidade familiar poderá fornecer até R$ 6.500,00 em produtos para o município. Os recursos são do Ministério da Cidadania em parceria com o Governo do Estado. O programa é uma das ações do Governo Federal para a Inclusão Produtiva Rural das famílias mais pobres.
O Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Direta atende mais de vinte entidades no município de Ibaiti (escolas municipais, CMEIs, Hospital Municipal, Projetos Sociais, APAE e Casa Lar). Só na Rede Municipal de Ensino são cerca de 4 mil alunos beneficiados com a merenda escolar com produtos da agricultura familiar.

Para o prefeito Dr. Antonely o Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Direta é muito importante para o município. "São produtos e excelente qualidade produzidos aqui no município e que alimenta nossas crianças nas escolas municipais. O programa é bem executado em Ibaiti e é referência na região", disse o prefeito.

As hortaliças, frutas, doces, salgados, sucos, queijos e outros produtos fabricados pelas famílias dos agricultores foram expostos no evento.

Os produtores rurais também participaram de uma palestra com o pesquisador em economia rural Cláudio Kapp Junior com o tema: Inovação e Gestão Rural, sua importância para atividade, ministrado pelo 1º Encontro do Agronegócio de Ibaiti organizado pelas empresas do setor.

Ao final houve a assinatura dos termos de compromissos com os produtores do PAA.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »