16/09/2019 às 15h49min - Atualizada em 16/09/2019 às 15h49min

Fábrica de sonhos. Conheça a profissão de Cake Design

Em Cornélio Procópio, Fabiano, o “Tchunnay”, se destaca ao dar forma para bolos artísticos

Regiane Romão
Bolos artísticos encantam crianças e adultos
Talento, dedicação e delicadeza. Esses são alguns dos ingredientes para se tornar um cake design. Hoje, você vai conhecer a história de Fabiano dos Santos, de 36 anos. No instagran ele é conhecido como “Tchunnay” e é dono da Cake 29, uma verdadeira fábrica de sonhos.
Fabiano cria bolos e doces artísticos que atualmente são verdadeiras febres nas festas mundo a fora.
Com uma vasta experiência, Fabiano já trabalhou em Cambé, Londrina e também Florianópolis, mas agora voltou às origens e mora em Cornélio Procópio, mas seus bolos percorrem toda a região.
Ele começou como confeiteiro de vitrine, fazia esses bolos de “padaria”, até que um dia foi “desafiado” a fazer um bolo diferente, e aí tudo começou. Com um talento herdado da família, Fabiano começou a se especializar em cake design, atualmente esse é o maior número dos seus pedidos, ele chega a fazer cinco bolos por final de semana. “Esses bolos, por serem artísticos são um pouco mais caro que os bolos de confeitaria, mas como eles sempre são menores, o dono da festa compra um bolo para servir aos convidados e esse para enfeitar a mesa”.
A trajetória de Tchunnay começou em 1997, como auxiliar de cozinha, mas o reconhecimento só veio a partir de 1998.
Ele assumiu a “Kabana do Pão”, localizada em Londrina, e como sempre foi curioso, começou a estudar sobre confeitaria, e dessa forma aprimorou seus conhecimentos.
Já em 2006, chefiou a equipe da Pandor, também em Londrina.
Mudou-se para Florianópolis em 2008 e trabalhou na Casa das Tortas e também na Amabile Confeitaria.
De volta ao Paraná, trabalhou por um pequeno período em Arapongas, e tinha planos de se mudar para a Alemanha, mas após uma visita a Cornélio Procópio, foi convidado para repaginar a Panificadora Padoka.
  Mas o sonho mesmo era abrir seu próprio negócio, e assim, em 2015 nascia a “Cake 29”.



LEGENDA: Bolos artísticos encantam crianças e adultos
 
 
O QUE É?
Em português, “Cake Design” significa “Design de Bolos”. Portanto, os Cake Designers tem o poder de transformar bolos, tortas, cupcakes e outros doces em verdadeiras obras de arte. Eles são a versão moderna dos confeiteiros e possuem um vasto conhecimento em técnicas de decoração.
Entre os materiais utilizados está à famosa pasta americana, que permite modelar tudo aquilo que a imaginação e a criatividade puderem alcançar, com formas, cores e sabores para os mais variados estilos de festa. Flores, estrelas, corações, listras. Tudo pode ser moldado com a pasta americana – também conhecida como pasta de açúcar. Mas não para por aí! É possível usar, inclusive, materiais não comestíveis para deixar a sobremesa linda de se ver.
ONDE SURGIU?
O Cake Design como conhecemos teve origem na Inglaterra durante o reinado da Rainha Elizabeth I – de 1558 a 1603 – onde a pasta de amêndoa (marzipã) foi usada pela primeira vez para decorar bolos. Durante o século 17, os bolos decorados eram símbolo do status e do poder financeiro das famílias.
A arte da decoração de bolos, ao longo do tempo, evoluiu e se modernizou, além de demandar cada vez mais conhecimento dos confeiteiros. Estrela das cerimônias, os bolos decorados possuem uma aceitação sem igual dos consumidores.
O mercado está em busca de itens que vão muito além do seu sabor, mas que façam parte de uma experiência sensorial, unindo o paladar e a visão para impressionar os convidados e agradar as crianças. Essa liberdade permite ao Cake Designer a criação de bolos singulares, com combinações exóticas, coberturas impecáveis, arremates elegantes e vários elementos decorativos.



Legenda: Fabiano em seu “habitat” natural

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »