12/09/2019 às 11h28min - Atualizada em 12/09/2019 às 11h28min

Conheça os erros mais comuns na hora de financiar imóveis

Saiba como evitar situações que podem deixar o valor ainda mais alto ou inviabilizar o negócio

revista.zapimoveis.com.br
Todo esforço para conseguir o valor da entrada e o trabalho para preparar a documentação não são suficientes para evitar os erros mais comuns na hora de financiar imóveis. Siga as orientações dos especialistas e não caia em armadilhas.
 
1 – Venda casada
É muito comum as pessoas contratarem seguros fornecidos pelo banco, na hora de fazer o financiamento imobiliário. O seguro é devido, mas o consumidor tem o direito de escolher o que melhor lhe atende, dentro dos requisitos do contrato, explica o advogado Brunno Brandi.
 
2 – Comissão de permanência
A Comissão de Permanência é uma taxa cobrada sempre que há impontualidade no pagamento. Como os contratos normalmente já trazem penalidades, como multa e juros pelos atrasos, a cobrança da comissão de permanência é irregular. Observe antes de assinar o contrato.
 

erros mais comuns na hora de financiar imóveis

erros mais comuns na hora de financiar imóveis



3 – Faça as contas
O maior risco em deixar de pagar um financiamento imobiliário é perder o imóvel para o banco. “É necessário verificar o orçamento mensal e a possibilidade da inserção do financiamento. O valor da parcela não deve comprometer mais do que 30% da renda familiar”, ensina a advogada Carol Valentino Restituti.
 
4 – Planeje custas adicionais
Um erro bastante comum é não conhecer todos os custos que abrangem a aquisição de um imóvel. Despesas com as custas cartorárias, com a emissão de certidões, emolumentos, pagamento de ITBI (imposto sobre transmissão de bens imóveis). “Podem encarecer em até 10% do investimento e levar à inadimplência ou à contratação de outro empréstimo, prejudicando a renda familiar”, explica Brandi.
 
5 – Documentação
A documentação também faz parte dos erros mais comuns na hora de financiar imóveis. O financiamento é burocrático, demorado e, na maioria das vezes, causa muitos transtornos. É necessária a verificação da documentação exigida e sua validade. Caso o prazo do documento termine, será obrigatório fazer outra via para apresentar ao banco.
 
erros mais comuns na hora de financiar imóveis

erros mais comuns na hora de financiar imóveis


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »