09/09/2019 às 13h07min - Atualizada em 09/09/2019 às 13h07min

Situação das bolsas para pesquisa no Brasil é tema de audiência na quarta

Da Redação - ND
Agência Câmara Notícias
Tony Winston
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (11) sobre as mudanças no critério de concessão das bolsas de estudo do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O deputado Bacelar (Pode-BA), um dos parlamentares que pediram a realização da audiência, lembra que a Capes é a principal instituição financiadora de pesquisas no Brasil.

Bacelar que explicações sobre os novos critérios para a concessão das bolsas. "Sabe-se, de antemão que o Índice de Desenvolvimento Humano do município onde está localizada a instituição de ensino será levado em conta e que essas bolsas serão concentradas em programas de doutorado, deixando os estudantes de mestrado menos guarnecidos."

O pedido de Bacelar para realização do debate recebeu apoio dos deputados Bira do Pindaré (PSB-MA), Paula Belmonte (Cidadania-DF), Professora Rosa Neide (PT-MT), João H. Campos (PSB-PE) e Edmilson Rodrigues (Psol-PA).

Na semana passada, em audiência na Comissão de Finanças, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que é possível evitar novos cortes nas bolsas de pós-graduação concedidas pelo MEC no orçamento do ano que vem.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros, o ministro da Economia, Paulo Guedes; e os presidentes da Capes, Anderson Ribeiro Correia; e do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »