27/08/2019 às 10h59min - Atualizada em 27/08/2019 às 10h59min

Siqueira Campos está em situação crítica por falta de água, nível do rio está 60% abaixo do normal

Diariamente são 2 milhões de litros consumidos no município.

Isaele Machado - JCN
Abastecimento de água por caminhão pipa
Municípios do Norte Pioneiro do Paraná estão sofrendo com a falta de água, Siqueira Campos e Ibaiti estão em situação crítica. Segundo o Coordenador de Rede da Sanepar – Eldes Vicente Gonçalves Ramos, Siqueira Campos está sendo abastecida por caminhão pipa, são 2 milhões de litros de água por dia, 40% da água está sendo retirada de poços artesianos, 40% através de caminhão pipa e apenas 20% está vindo do rio.
Eldes informou que a Sanepar está em atividade durante 24 horas para suprir a demanda, sendo que há dois caminhões da Sanepar e uma empresa de Curitiba foi contratada para auxiliar no abastecimento. O nível do rio está 60% abaixo da normalidade.
Recentemente foram perfurados 9 poços artesianos, sendo que 4 foram perdidos devido ao alto nível de flúor na água que seria prejudicial a saúde humana. Atualmente há um poço fornecendo  40 metros cúbicos de água por hora, outro no Bairro Gramado de 15 mil litros e um de 12 mil litros no Bairro dos Macacos.  A Sanepar também está instalando dois reservatórios em Siqueira Campos com capacidade de 100 mil litros cada, um no Bairro Planalto e outro na Estação de Tratamento de Água.
“A situação do abastecimento de água em Siqueira Campos só não entrou em colapso devido a investimentos focados nos desperdícios, pois sabendo da escassez, a Sanepar pontualizou suas intervenções e fez a substituição de 12 quilômetros de rede de ferro com muitos vazamentos por rede de PVC, isso reduziu em 30% nossa produção ampliando o horizonte. A Sanepar executou a ampliação e modernização da estação de tratamento de água, com isso reduziu o índice de lavagem de filtros e decantadores e garantiu a qualidade da água distribuída, a redução dos registros de reclamações com qualidade de água foi de 100%, quem não se lembra das ocorrências com água amarelada em Siqueira Campos anos atrás, assunto que ficou no passado. Foi construído mais um reservatório de 500 mil litros de água no pátio da estação, aumentando a reserva em 30%. Está em fase de implantação para este ano de 2019 mais dois reservatórios de 100 mil litros cada, localizados na Estação de Tratamento de Água e no Bairro Planalto, estes dois reservatórios são para solucionar uma deficiência operacional que tem provocado interrupções no abastecimento toda vez que o sistema sofre intervenções devido a manutenção inevitáveis na operação, os Bairros Planalto e Nações estão localizados na parte mais alta da cidade e sempre são os últimos a terem seus abastecimentos restabelecidos após manutenções. Vamos resolver essa questão ainda este ano, o planejamento é para finalizar as interligações em outubro deste ano, antes do verão”, esclareceu.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, orienta que o volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal, sem considerar o volume de água para combate a incêndio. No caso de residência de pequeno tamanho recomenda-se que a reserva mínima seja de 500 litros.
A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »