26/08/2019 às 15h27min - Atualizada em 26/08/2019 às 15h27min

Quatro sinais que indicam que você tem alergia a esmaltes

adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br – Adriana Vilarinho
Crédito: iStock
Que os esmaltes dão cor e deixam as unhas bonitas, é fato. Mas, você sabia que há muitas pessoas alérgicas a esse tipo de produto?
 
A alergia ao esmalte é caracterizada como uma dermatite de contato, ou seja, provoca uma reação inflamatória na pele, que pode ocorrer nas cutículas ou nas unhas, devido a uma resposta do sistema imunológico aos produtos químicos presentes no esmalte como o tolueno (solvente da fórmula tradicional de esmaltes), formaldeído ou resina, que tem como função dar aderência e durabilidade ao produto.
 
A hipersensibilidade a esses componentes não apresenta sintomas apenas nas unhas e cutículas, pois também pode acometer os locais do corpo que entram em contato com as unhas esmaltadas, como os olhos, por exemplo.
 
Fique atento ao aparecimento de alguns sintomas e sinais relacionados à alergia ao esmalte:
 
1 – Unhas fracas, que lascam e quebram com facilidade;
2 – Pele avermelhada, coceira, descamação e edema (inchaço), ao redor das unhas;
3 – Bolhas nos dedos;
4 – Alterações do relevo da unha, além de ressecamento e fissuras das cutículas.

 
A abordagem terapêutica para controlar as crises de alergia ao esmalte incluem a prescrição de medicamentos antialérgicos tópicos e orais, além de ser fundamental seguir as recomendações médicas, como a utilização de produtos hipoalergênicos.
 
É importante lembrar que nem sempre unhas fracas e quebradiças são sinônimo de alergia ao esmalte, já que podem estar associadas a outros fatores como deficiência de vitaminas ou alimentação pobre em nutrientes, entre outras causas.
 
Para diagnóstico e acompanhamento de alterações nas unhas, procure sempre seu dermatologista!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »