22/08/2019 às 10h51min - Atualizada em 22/08/2019 às 10h51min

Secretaria de Saúde confirma três mortes por gripe no estado; adolescente de 17 anos é uma das vítimas

Número de mortes no estado chegou a 98 em 2019, conforme boletim do governo estadual.

g1.globo.com – G1 PR
81 das 98 mortes por gripe registradas no Paraná em 2019 foram causadas pela Influenza A H1N1 — Foto: Joana Caldas/G1
O Paraná registrou 98 mortes por gripe em 2019, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado divulgado nesta quarta-feira (21). Os dados confirmam três novas mortes desde o boletim anterior, e uma das vítimas foi uma adolescente de 17 anos.
 
A jovem morava em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. As outras vítimas confirmadas pelo boletim são um idoso de 88 anos de Mamboré, na região Centro-Oeste do estado, e um homem de 59 anos de Curiúva, no Norte Pioneiro.
 
A três pessoas que tiveram as mortes confirmadas na semana foram vítimas do subtipo Influenza A H1N1. Segundo a secretaria, das 98 mortes no ano, 81 foram causadas pela H1N1.
 
A maior parte do óbitos também são de pessoas com 60 anos ou mais. Foram 52 vítimas fatais nesta faixa etária.
 
Prevenção
A Sesa alerta para a necessidade da adoção de medidas preventivas nos dias com temperaturas mais baixas.
 
A secretaria informa que as principais recomendações são higienização das mãos, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, manter ambientes arejados e seguir hábitos saudáveis de alimentação balanceada.
 
Segundo a Sesa, a população deve ficar alerta aos sintomas e procurar orientação médica caso alguns dos sinais sejam identificados.
 
Os principais sintomas são o aparecimento súbito de calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dores musculares, dor de garganta, dor nas articulações, prostração, corrimento excessivo do muco nasal e tosse seca.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »