21/08/2019 às 12h31min - Atualizada em 21/08/2019 às 12h31min

Debatedores apontam desafios para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Giovanna Ribeiro
Agência Câmara Notícias
Michel Jesus

Debatedores apontaram desafios para o cumprimento da lei que estabelece reserva de vagas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho (Lei 8.213/91). O assunto foi discutido em audiência pública nesta quarta-feira (20) na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.

Pela legislação, as empresas com mais de 100 empregados estão obrigadas a reservar de 2% a 5% dos seus cargos para pessoas com deficiência. Esse percentual varia progressivamente de acordo com o número de funcionários da empresa.

Segundo a coordenadora-geral do Fórum de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Distrito Federal e procuradora do Trabalho, Ludmila Reis Brito Lopes, o Brasil tem uma legislação avançada. Mas isso não significa efetivamente a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“As empresas contratavam, mas não incluíam verdadeiramente. Então, muitas vezes era comum as pessoas com deficiência serem contratadas e serem relegadas a um plano, mantendo aquela invisibilidade que a gente não quer.”

Descumprindo a lei
A procuradora ressaltou que, de 654 empresas do Distrito Federal que são obrigadas a cumprir a legislação, menos de 40% estão cumprindo. Ela salientou que a área de fiscalização do trabalho tem atuado para conscientizar as empresas sobre a lei e, quando necessário, feito notificações.

Autora do pedido para a realização da audiência, a deputada Erika Kokay (PT-DF)destacou que o cumprimento da legislação ainda é um desafio. “É preciso fazer com que a lei ela se transforme em realidade e não apenas um adereço, ela tem que mudar efetivamente a vida das pessoas.”


 

A representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT/DF) Anna Paula Feminella defende o engajamento da sociedade junto ao poder público para a garantir a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“As pessoas com deficiência precisam desse incentivo da Câmara e desse monitoramento do fórum para que promovam a inclusão, garantindo empregos para as pessoas com deficiência.”

Projetos
A partir de sugestões recebidas durante o debate, a deputada Erika Kokay adiantou que solicitará à consultoria legislativa a formulação de projetos de lei sobre cotas para pessoas com deficiência em cargos em comissão e estágios no serviço público, além de propostas para proibir contratações públicas de empresas que descumprem a legislação sobre o tema.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »