19/08/2019 às 14h43min - Atualizada em 19/08/2019 às 14h43min

Estas dicas vão te ajudar a criar o hábito de poupar

descomplique.blogosfera.uol.com.br - Júlia Mendonça
descomplique.blogosfera.uol.com.br
Assim como fazer exercício físico todos os dias, ou comer de forma saudável, poupar dinheiro pode virar um hábito e fazer parte da sua rotina. É claro que, como todo novo hábito, no início talvez seja difícil adequá-lo aos seus costumes diários, mas isso é possível sim.
 
Para tornar todo esse processo mais fácil existem alguns procedimentos que vão tornar essa prática cada vez mais natural e parte do seu dia a dia. Separei algumas das dicas mais divulgadas pelos educadores financeiros para você começar a guardar dinheiro a partir de hoje mesmo.
 
Faça um planejamento financeiro
Não dá para falar em guardar dinheiro sem antes ter um planejamento financeiro. Fazer isso é muito mais fácil do que parece — basta diminuir do seu salário todos os gastos do mês. Só a partir do seu orçamento será possível analisar se as suas finanças estão equilibradas ou não e quanto é possível poupar no mês.
 
É claro que, se você gasta mais do que ganha, cortes serão necessários. Se o seu salário pode pagar todas as suas contas e ainda sobra dinheiro, então está no caminho certo e seguindo as próximas dicas logo terá uma boa quantia guardada.
 
Pague a si mesmo antes de pagar as contas
Antes mesmo de realizar qualquer pagamento, você deve pagar a si mesmo. Isso significa transferir o valor que vai poupar no mês para um investimento separado da sua conta corrente. Pode ser para uma corretora de valores ou até mesmo para a poupança se ainda não sabe investir.
 
Essa ação é muito importante e traz vários significados. O primeiro é que você está dando mais importância às suas finanças do que às suas contas — o contrário do que acontece usualmente quando pagamos todas as nossas dívidas antes de poupar dinheiro.
 
O segundo ponto é que quando esse valor já não se encontra mais na sua conta, a chance de gastá-lo com despesas desnecessárias diminui bastante.
 
Use as 3 perguntas de ouro
Antes de comprar qualquer coisa, faça as 3 perguntas de ouro:
 
– Eu preciso disso?
– Precisa ser agora?
– Eu tenho dinheiro para isso?
 
Se você responder não para pelo menos uma delas, então não compre. Cole essas perguntas em cima do seu cartão de crédito e de débito para nunca mais esquecê-las.
 
Crie planos
Ter planos para o longo prazo ajuda muito a não fugir do foco de poupar. Essas metas podem ser as mais diversas possíveis: desde uma viagem nas férias até sair das dívidas. O importante é dar um prazo a elas e que elas sejam alcançáveis.
 
Sempre que você pensar em realizar um gasto não previsto, lembre-se das suas metas e que R$ 1 gasto fora delas o afasta cada vez mais do seu plano.
 
Evite o cartão de crédito
O cartão de crédito é um dos principais inimigos do seu orçamento, já que o efeito psicológico das compras no cartão é muito menor do que o do dinheiro. Você não "sente" a grana sendo gasta quando usa o crédito, diferentemente de notas físicas.
 
Quando você dá preferência ao dinheiro de papel, a tendência é que os gastos sejam menores e as compras, mais conscientes. É uma forma muito fácil de economizar sem sofrer.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »