15/08/2019 às 10h39min - Atualizada em 15/08/2019 às 10h39min

Secretaria de Saúde de Japira realiza ações de combate ao mosquito da dengue e escorpiões

Isaele Machado/Assessoria - JCN
Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Japira realizou ações educativas e orientações no combate à dengue, escorpiões e cuidados com a higiene bucal na Escola Municipal Doutor Cézar Augusto Luiggi de Oliveira.
Nessas ações voltadas à saúde na escola, o município forneceu material didático-pedagógico, palestra e gincana destinada aos alunos do ensino fundamental no período da manhã e a tarde. O trabalho foi realizado pela Equipe de Endemias, Vigilância Sanitária e Ambiental, Equipe de Atenção Básica e a Equipe de Saúde Bucal.
As medidas educativas são de muita importância, já que incentiva os participantes a combater os criadouros de mosquito que podem estar em qualquer acúmulo de água parada, por menor que seja; até em tampinhas de garrafa. Mas são encontrados com maior frequência em lixo, como resíduos plásticos, espalhados pelas ruas. É preciso atuar ativamente mantendo quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas, por exemplo; calhas, marquises e ralos. 
Os profissionais também alertaram sobre o combate aos escorpiões, destacando a importância de prevenir os acidentes e manter os terrenos limpos, já que locais com acúmulo de entulho e lixo são, geralmente, relacionados à presença de insetos e pragas dos mais diversos tipos. Além de vetores de doenças, como as baratas, existem insetos que causam problemas imediatos, podendo levar a pessoa à morte, como no caso os escorpiões.
O outro tema abordado foi a higiene bucal, onde os profissionais orientaram os alunos sobre a importância de manter os dentes limpos e escovados principalmente após as refeições e utilizar o fio dental todos os dias, entre outras orientações.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »