12/08/2019 às 12h31min - Atualizada em 12/08/2019 às 12h31min

Parlamentares discutem efetividade de serviços do SUS

Da Redação - ND
Agência Câmara Notícias

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quinta-feira (15) para discutir a efetividade do modelo de atenção primária do Sistema Único de Saúde.

O estudo analisa formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil e o impacto que o credenciamento de especialistas de fora do Sistema Único de Saúde (SUS) poderia ter no atendimento, a fim de torná-lo mais ágil.

O relator do estudo, deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MS), busca valorizar a figura do médico e a necessidade de "resgatar a credibilidade e conhecida eficiência do clínico", particularmente na elaboração de diagnóstico efetivo, e pronta terapia, evitando-se complicações, economizando recursos e dignificando a situação de usuários e profissionais de saúde.

Foram convidados para participar do debate:

- o coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Paulo Eduardo Sellera;

- o diretor do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Otavio Pereira D'Avila;

- o assessor parlamentar do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Leonardo Vilella;

- o membro da diretoria executiva do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Hisham Mohamad Hamida.

A reunião será realizada na sala de Reuniões da Mesa, às 14 horas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »