07/08/2017 às 16h00min - Atualizada em 07/08/2017 às 16h00min

Oito sinais de que você está prestes a ter uma lesão muscular

Elas são comuns nos esportes, com sua frequência variando entre 10 e 55% de todas as lesões entre os atletas. Saiba se você esta perto de sofrer uma e previna-se com as dicas do ortopedista

globoesporte.globo.com
Os músculos são os únicos geradores de força capazes de produzir movimento articular. Realizam contração convertendo energia química em trabalho mecânico. São 434 músculos, representando 40% do peso corporal. Dentre estes, 75 pares de músculos estriados são envolvidos na postura geral e movimentação do corpo.

As lesões musculares são comuns nos esportes, com sua frequência variando entre 10 e 55% de todas as lesões. Mais de 90% delas são relacionadas com distensões musculares. Quando o músculo é submetido a uma tração excessiva, há sobrecarga das sua fibras e a ruptura ocorre no ponto mais fraco: perto da junção entre o músculo e o tendão, conhecida como junção miotendínea. São diversos os fatores que podem levar a uma lesão muscular. Saiba se você esta perto de sofrer uma e previna-se!
 
Acabou de chegar aos 40 anos
O envelhecimento leva a alterações na estrutura da fibra muscular, com perda de água e redução da elasticidade, cuja consequência é uma incidência das lesões musculares mais alta nos atletas “quarentões”.
 
Praticar uma única modalidade esportiva uma vez por semana
A prática regular de qualquer modalidade esportiva condiciona melhor o indivíduo, no sentido de fortalecer, alongar e melhorar a agilidade neuro-motora. Para atletas profissionais, o treino funcional e de resistência são hoje considerados imperativos na preparação física e prevenção de lesões. Por este motivo, estatisticamente, aquele futebolzinho às quintas-feiras com os amigos traz alto risco de lesão muscular.
 
Ficou muito tempo sem praticar esporte, quer voltar a treinar e não considera necessária uma consulta pré-participativa com um médico do esporte
Em uma consulta pré-participativa, além da avaliação dos riscos cardiovasculares, outra grande função do médico do esporte está na prevenção de lesões. Além de avaliar o funcionamento dos grupos musculares e de aplicar testes funcionais para determinar a agilidade neuro-motora para o esporte que a pessoa quer praticar, sempre solicito o teste isocinético, cujo resultado traz a força, potência, resistência e o equilíbrio entre os grupos musculares. O desequilíbrio muscular, principalmente no membro dominante, é hoje considerado um dos principais fatores ligados à lesão muscular.
 
Praticar esporte sem a orientação de um treinador
Treinar sozinho sem o planejamento seguro de volume e intensidades levam a erros da execução do movimento e, em uma mudança brusca de direção ou em um sprint, existe grande chance de uma lesão ocorrer. Indivíduos que treinam por conta própria também tendem a negligenciar o aquecimento prévio e consideram que duas a três posições de alongamento são suficientes para a prevenção de lesões.
 
Você acha que aquela “fisgadinha” que sentiu na semana passada e que melhorou com três dias de uso de antiinflamatorios é besteira e sente-se pronto para voltar a treinar
As lesões musculares são consideradas de difícil do tratamento e nao existe protocolo para retorno ao esporte. Suas altas taxas de recidiva levam muitos atletas, inclusive os mais famosos, ao afastamento por semanas ou meses. Em outras palavras: se você já teve a lesão a sua chance de uma nova lesão no mesmo local é grande. Como a cicatrização da lesão ocorre por fibrose e a maturação e restabelecimento do grau de flexibilidade pré-lesional são muito individuais, todo cuidado no tratamento da lesão muscular é pouco. O uso dos antiinflamatórios na fase aguda da lesão (primeiros cinco dias) tende a ser proscrito, pois estariam ligados a uma cicatriz com mais fibrose e menos músculo.
 
Começar uma dieta por conta própria
Toda dieta deve ser individualizada e adequada ao esporte que você prática. Ao passo em que você avança no ganho de condicionamento físico e rendimento, ela deve ir sendo modificada. Dietas inadequadas podem levar a carências de micro e macro nutrientes com consequentes perda de massa muscular (sarcopenia). Isso, quando associado a uma hidratação inadequada, tanto pré-participativa, quando durante o treino podem levar a lesão muscular.
 
Você faz uso de determinadas medicações
Apesar de controverso, alguns remédios de uso diário poderiam predispor a lesão muscular. A classe denominada estatinas, utilizadas no controle do colesterol, têm sido apontada por alguns autores como a principal droga ligado ao enfraquecimento e ruptura muscular. Por este motivo, seu uso deve ser monitorado em atletas e esportistas e seu uso não deve nunca ser descontinuado sem a orientação de um cardiologista.
 
Não dormir direito
Falta de sono gera estresse e vice-versa. O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise hipotálamo (com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico), que ativa a glândula supra-renal, desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticóides, como cortisol (formado a partir do ACTH). O cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese protéica. Músculos mais fracos, em tese, teriam maior predisposição à ruptura.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »