18/07/2019 às 09h31min - Atualizada em 18/07/2019 às 09h31min

Expectativa é de que mais de 180 mil pessoas compareçam para 88ª Festa do Senhor Bom Jesus de Cana Verde

Cerca de 300 tendas estão sendo montadas e haverá espaço para mais 20 no estacionamento para comerciantes que chegarem de última hora

Isaele Machado - JCN
Divulgação
A população siqueirense está apreensiva para a 88ª Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde que é uma das maiores festas religiosas do Paraná. 
De acordo com informações os preparativos para a conhecida “Festa de Agosto” já estão em andamento na expectativa de recepcionar turistas e romeiros.
Todos os anos a tradicional festa reúne um número considerável de visitantes, de acordo com dados levantados mais de 180 mil pessoas passam pelo local anualmente, neste ano há expectativa de aumento de 20%.
 Em 2013 houve a proibição de vendas de bebidas alcoólicas nas dependências da festa, e segundo dados não afetou o andamento do grande evento, este ano a proibição continua valendo.
Segundo informações as tendas começaram a serem montadas na segunda-feira (08), são cerca de 300 tendas, sendo que haverá um novo espaço para os comerciantes na área do estacionamento, onde serão disponibilizadas 20 tendas (3x2) para o pessoal que vem de última hora.
 
Histórico
Desde 1934 o município realiza anualmente a iniciativa escolhendo a data de seis de agosto como o dia oficial do Santo. No começo, tinha participação apenas da população local e a organização dos festejos era feita por pequeno grupo de voluntários católicos nas dependências da própria Igreja Matriz.
 Com a propagação dos milagres e graças alcançadas pelos fervorosos fiéis do Bom Jesus, os turistas em forma de pequenas romarias começaram a marcar presença anualmente no período da festa, fator que levou a Igreja a construir um santuário próprio para veneração do santo, na parte alta da cidade ocupando uma área de 28 mil metros quadrados e que foi inaugurado em 1975.
A história verdadeira da origem da imagem do Santo esculpida em madeira de cedro, ninguém sabe ao certo. Muitas versões existem referentes ao seu aparecimento, algumas fundamentadas em investigações históricas atribuem aos trabalhos do próprio Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) ou então de algum discípulo seu. Por um Decreto do Bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Tadei, assinado em primeiro de março de 1934, Siqueira Campos recebeu a imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »