16/07/2019 às 13h30min - Atualizada em 16/07/2019 às 13h30min

Retenção de líquidos: por que acontece e como evitar

Se você tem com frequência a sensação de inchaço, entenda o que é retenção de líquidos e saiba o que pode ajudar

revistamarieclaire.globo.com - Glória Vázquez Sacristán / Marie Claire Espanha
Retenção de líquido: os alimentos que podem ajudar a combatê-la (Foto: Getty)
Inchaço e ganho de peso: sensações frequentes para quem sofre de retenção de líquidos. Por que ela acontece? Pode ser evitada? Nós te diremos.
 
A retenção não só é o motivo por trás desses aborrecimentos tão desagradáveis, como é também responsável por eventuais quilos extras. A retenção de líquidos afeta mais as mulheres, especialmente em certos períodos relacionados a desequilíbrios hormonais, como os dias que antecedem a menstruação, a gravidez ou a menopausa. Além disso, problemas de circulação, nutrição inadequada ou estresse também promovem retenção e consequente ganho de peso.
 
Por que retemos líquido?
Quando o organismo detecta um baixo nível de líquidos, seja porque não houve ingestão o suficiente, seja por consumo excessivo de sódio, ele ativa um mecanismo de defesa e ativa fechamento de portas para reter o líquido que considera necessário para manter o equilíbrio. Mãos, tornozelos, lábios ou pálpebras inchadas são comuns e sinais claros de que o corpo está tentando nivelar o excesso de sódio com a retenção de líquidos.
 
“A retenção de líquidos ocorre quando nosso corpo acumula uma quantidade excessiva de líquidos nos tecidos corporais, o que se manifesta com sensações de inchaço, inflamação e aumento de peso brusco. Apesar de poder mascarar problemas circulatórios, cardíacos, hepáticos ou renais, na maioria dos casos a causa subjacente é mais simples do que parece: má alimentação, sedentarismo, estresse e/ou desequilíbrios hormonais”, explica a nutricionista Gabriela Pocovi.
 
As frutas e verduras que te ajudam a combater a retenção de líquidos
 
“A comida é o primeiro fator a ser considerado porque é capaz de regular o estado de inflamação do nosso corpo, e também desempenha um papel importante na regulação hormonal e nos fluidos corporais", diz a nutricionista Gabriela Pocovi. E continua: “Uma dieta rica em frutas e vegetais de qualquer tipo é vital para o nosso corpo. Há alguns deles que, por sua riqueza em água e minerais como potássio, podem ajudar a neutralizar a retenção de líquidos.”
 
Essas são as frutas e verduras que a nutricionista Gabriela Pocovi recomenda para combater a retenção de líquidos:
 
Banana: é rica em potássio, que equilibra os efeitos do sódio. O sódio presente no sal favorece a retenção de líquidos e, portanto, uma dieta rica em potássio ajuda a melhorar a excreção de sódio. Além disso, é ricA em fibras e proporciona saciedade.
 

As fibras e antioxidantes da laranja ajudam no combate ao inchaço (Foto: Getty)
 
Laranja: por sua riqueza em potássio, como a banana, ajuda a manter um equilíbrio adequado de sódio e potássio no corpo. Certifique-se de comer a fruta em vez de ingeri-la no suco, para aproveitar ao máximo seus nutrientes e fibras.
 
Abacaxi: possui propriedades diuréticas, ajudando o rim. Além disso, fornece antioxidantes e fibras de vitaminas A e C.
 
Melancia e melão: agrupamos essas duas porque são as mais ricas em água e, portanto, hidratam e favorecem o trabalho de micção e purificação do rim. Fornecem poucas calorias e são ideais para comer durante o verão.
 
Alcachofra: tem propriedades purificantes e diuréticas. A alcachofra promove a atividade de fígado e rim e, portanto, aumenta a capacidade do organismo de purificar e eliminar toxinas, muitas vezes responsáveis ​​pelo excesso de inflamação e retenção de líquidos.
 
Espinafre: é rico em água e minerais, como magnésio, potássio e ferro.
 
Pepino: da família de melancia e melão, tem água e capacidade de hidratar com poucas calorias.
 
Tomate: rico em potássio, tem também antioxidantes e vitamina C.
 
Finalmente, eis um conselho final: “Não se esqueça que o mais importante é se alimentar de maneira o mais natural possível, evitando produtos processados ​​e monitorando sua ingestão de sal e açúcar. Além disso, garanta bom consumo de água e incorpore atividade física no seu dia a dia.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »